4 em 1: como conciliar sua vida, o trabalho, a casa e a família

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

A mulher moderna precisa ser como uma super-heroína, capaz de lidar com todos os problemas cotidianos e ainda conciliar todas as vertentes do seu dia, como a sua própria vida, o trabalho, a casa e a família. Todas nós sabemos como isso é cansativo e como demanda energia e força de vontade. Porém, é possível tornar esse fardo um pouco mais leve com algumas dicas simples que você pode colocar em prática hoje mesmo, sabia?

Pois é, nós listamos algumas dicas e conselhos bem simples, mas eficazes, para você colocar em prática imediatamente e poder conciliar sua vida, o trabalho, a casa e a família sem se cansar tanto. Vamos lá? Organize o sistema da casa com a família!

Otimize o gerenciamento da sua casa

Facilitar tarefas e trabalhos é primordial também para que você seja capaz de conciliar sua vida, o trabalho, a casa e a família. Afinal, quem não se deparou com o fato de vários trabalhos e funções da casa demandarem muito tempo e não serem muito eficientes?

Por isso, é preciso otimizar o sistema de gerenciamento da sua casa para evitar tempo e energia desperdiçados em tarefas que poderiam ser realizadas mais facilmente. E é muito importante que esse trabalho possa ser realizado com toda a família, para que todos possam colaborar com esse trabalho e facilitar ainda mais o seu trabalho.

Por exemplo, qual a maneira mais fácil de manter a louça da casa conservada? Se cada um lavar seu próprio prato, copo e talheres, então o trabalho de lavar a louça é otimizado e feito mais rapidamente. Da mesma forma se cada um arrumar a própria cama, separar as roupas para lavar, enfim, poupar trabalho e tempo pra você.

Estabeleça metas para conciliar sua vida, o trabalho, a casa e a família

Outro ponto muito importante para o sucesso do gerenciamento de tantos lados diferentes da sua vida são as metas. É preciso estabelecer metas para poder controlar e gerenciar melhor o tempo e as suas tarefas diárias.

Por isso, estabeleça metas não só para você como também para a sua família. Essas metas podem tanto ser para o controle das tarefas da casa, por exemplo, como também para o melhoramento do convívio familiar.

Eis algumas boas metas que aumentam a qualidade do tempo investido em família e sua capacidade de conciliar sua vida, o trabalho, a casa e a família:

  • Jantar todos juntos duas vezes por semana;
  • Assistir um filme juntos por semana;
  • Sem telefones na mesa ou durante o tempo familiar;
  • Uma noite por mês de jogos, lanches e brincadeiras.

conciliar sua vida, o trabalho, a casa e a família

Divida seu dia em pequenos blocos de tempo

Muitas vezes, perdemos a nossa efetividade no trato das nossas tarefas por não gerenciarmos bem o tempo que temos à disposição. Por isso, é muito importante trabalhar o nosso horário criando pequenos “blocos” no nosso dia, destinados única e exclusivamente para uma coisa.

Por exemplo, imagine uma rotina de quem trabalha das 9h às 18h, com uma hora de almoço nesse meio tempo. Se essa pessoa acordar às 7h, ela tem duas horas antes de começar a trabalhar – dois blocos de uma hora que podem ser utilizados para cuidar da casa, da família ou de outras funções. Depois das 18h, ela tem mais dois blocos de tempo antes do jantar às 20h e aí mais dois blocos antes de ir dormir, às 23h.

Esse sistema permite que você organize melhor seu dia e seja mais efetiva ao conciliar sua vida, o trabalho, a casa e a família. Por exemplo, antes de ir para o trabalho você teria uma hora para dar uma ajeitada na casa e mais uma hora para preparar e planejar o que fará no resto do dia, talvez adiantar o almoço se for comer em casa.

Não tenha medo de usar a tecnologia

A tecnologia deu um salto muito grande nos últimos anos, tão grande que a maioria de nós não acompanhou direito as novidades tecnológicas. Porém, não há razão para temer a tecnologia e devemos usar e abusar dela para lidar bem com as nossas tarefas.

Um grupo de WhatsApp da família no telefone, por exemplo, facilita a comunicação de todos durante o dia. Um aplicativo de notas e lembretes ajuda na agenda e ainda existem opções para controlar o orçamento da casa, procurar passeios para o fim de semana e vários outros recursos para ajudar a conciliar a vida corrida do cotidiano.

Lembre-se que conseguir conciliar sua vida, o trabalho, a casa e a família sem colocar uma dose enorme de estresse nas suas costas é muito importante para o seu bem-estar depois dos 40 anos. Para mais dicas dessas, não esqueça de baixar nosso e-book gratuito Bem-Estar aos 40, com dicas e informações sobre como levar uma vida melhor quando entrar nessa faixa etária!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×