X

4 benefícios do consumo de soja para a menopausa

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Para quem está vivendo a fase da menopausa, os sintomas podem ser um grande desafio de adaptação para o novo estilo de vida da mulher. Por isso, o auxílio para controlar essas situações desagradáveis é sempre a melhor saída para recuperar qualidade de vida, humor e bem-estar para essas pacientes.

A soja é um poderoso alimento que funciona como o aliado perfeito para a mulher que vive essa nova etapa, por isso é que sua adição na rotina alimentar da mulher é bastante recomendada. Que tal conhecer alguns dos benefícios do consumo de soja para a menopausa?

1. Maior ingestão de fibras alimentares

As fibras alimentares são compostos nutricionais que são considerados essenciais para a saúde de qualquer indivíduo. Atuam diretamente no controle da glicemia sanguínea, dos níveis de colesterol circulante no corpo e até mesmo na produção da sensação de saciedade e melhor funcionamento do trânsito intestinal.

Para as mulheres na menopausa, esse é um dos benefícios do consumo de soja mais importantes, visto que podem manifestar alterações indesejadas no metabolismo, que aumentam a glicose e o colesterol no sangue. Além disso, mulheres na menopausa podem ganhar mais peso, então a sensação de saciedade pode auxiliar a controlar esse aspecto indesejado dessa fase da vida.

2. Fonte poderosa de proteínas de origem vegetal

Para pessoas que pretendem aumentar a ingestão de proteínas de origem vegetal, com o intuito de reduzir o consumo de produtos de origem animal — como a carne e os laticínios — a soja surge como uma excelente alternativa.

Um dos benefícios do consumo de soja, portanto, é sua alta concentração de proteínas que podem ser aproveitadas pelo organismo humano em várias funções essenciais e, principalmente, na recuperação de fibras musculares.

Para as mulheres na menopausa, esse benefício é essencial, visto que a redução da ingestão de alimentos de origem animal pode ser uma sugestão médica para controlar o colesterol — e até mesmo o peso — de pacientes que ainda estão em adaptação metabólica nessa fase da vida.

3. Auxiliar no tratamento e controle da osteoporose

Você sabia que um dos benefícios do consumo de soja é aumentar a ingestão de cálcio na alimentação diária? É isso mesmo. A soja é uma leguminosa que tem como uma de suas principais características a alta concentração de cálcio em sua composição, o que faz com que ela seja um excelente substituto para alimentos lácteos na alimentação diária.

Para a mulher na menopausa, a ingestão de soja pode ser extremamente benéfica para o tratamento e prevenção de quadros de osteoporose, que se tornam mais comuns nessa fase da vida por conta de alterações hormonais. A soja pode aumentar a disponibilidade de cálcio para os tecidos ósseos usarem e se manterem firmes e saudáveis.

4. Controle dos sintomas da menopausa são benefícios do consumo de soja

Todos os sintomas da menopausa, como o fogacho, as oscilações de humor, a queda da libido, queda da qualidade do cabelo e da pele e muitos outros, podem ser combatidos com o consumo de soja regular na dieta da mulher. O motivo de tudo isso? A soja é rica em um composto nutricional chamado isoflavona. A isoflavona é tida para a medicina alternativa como um fitohormônio que tem estrutura molecular similar aos dos hormônios femininos.

Os hormônios femininos estão em baixa no organismo da mulher durante a menopausa e, por conta disso, os sintomas conhecidos dessa fase se manifestam em muitas pacientes, de maneiras completamente diferentes.

O consumo da soja atua diretamente nessa queda da produção hormonal, visto que a isoflavona pode auxiliar o organismo a sentir menos essa alteração, já que atua como um “substituto natural” dos hormônios em baixa. Por isso, para a mulher na menopausa, a soja é um ingrediente indispensável na alimentação.

Você já conhecia esses benefícios do consumo de soja para a saúde da mulher na menopausa? Como faz para aumentar a ingestão desse alimento na sua dieta diária? Conte para a gente!