X

É possível trocar a reposição hormonal sintética pela natural durante o tratamento?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Os tratamentos de reposição hormonal sintética e natural são praticamente antagônicos: enquanto um usa substâncias não-naturais para o organismo e causa riscos para a saúde, o outro é praticamente livre de contraindicações e fornece uma abordagem muito mais orgânica. Apesar disso, muitas mulheres só decidem pelo tratamento natural depois que já começaram o sintético. Será que nesse caso é possível fazer a troca? Veja a seguir.

Uso conjunto é possibilidade

O que acontece em boa parte dos casos de mulheres que já conhecem o tratamento de natural é que elas começam o tratamento aliando a reposição sintética à natural. Isso também é muito comum quando a mulher descobre o tratamento natural logo após ter começado a sofrer com os efeitos colaterais da reposição hormonal sintética.

Geralmente nesses casos o tratamento sintético exige menos doses, que são complementadas pelo tratamento natural. Esse tipo de atuação tem mais a ver com médicos que são mais conservadores em seu tratamento ou em mulheres que tenham necessidades bastante específicas.

Substituição da reposição hormonal sintética pode acontecer

Apesar disso, o uso conjunto não é a única possibilidade, já que a substituição da reposição hormonal sintética pela natural é possível, dependendo dos resultados da mulher. Mediante uma análise médica, o profissional pode identificar que a reposição sintética não está entregando os resultados desejados ou mesmo que a reposição natural está fornecendo tudo de que a mulher precisa.

Como o tratamento hormonal pode ser adaptado segundo necessidades específicas e como ele pode ser parado a qualquer instante que seja necessário, o resultado é que a substituição do sintético pelo natural pode acontecer enquanto o tratamento estiver ativo.

As vantagens de realizar a substituição de tratamento

Embora essa substituição deva ser feita considerando-se caso a caso, adotar um tratamento de reposição hormonal natural é algo que só traz benefícios para o organismo em geral.

A primeira vantagem consiste no fato de que o corpo para de receber uma carga muito alta de substâncias sintéticas e que nem sempre são totalmente compatíveis. Com isso, o corpo consegue atingir um estado de regulação mais saudável.

Além disso, você evita os riscos de câncer que são trazidos pelo uso dos hormônios sintéticos. O uso continuado desses hormônios por um longo período causa alterações que podem levar ao surgimento de tumores de mama, ovários e útero.

Esse tratamento também não tem efeitos colaterais, que muitas vezes são encontrados quando os hormônios sintéticos são usados. Assim, ao aliviar os sintomas da menopausa e não trazer efeitos colaterais, o resultado é de mais qualidade de vida.

No geral, portanto, a substituição é uma opção benéfica para mulheres que estão encarando algum tipo de problema ou efeito colateral com a reposição hormonal sintética ou que simplesmente queiram mais qualidade de vida de maneira natural.

É possível trocar a reposição hormonal sintética pela natural durante o tratamento, desde que isso seja feito com o auxílio de um profissional que acompanhe os resultados dos exames e a evolução dos sintomas de um jeito geral. Além disso, outra possibilidade inclui o uso contínuo e complementar como uma etapa anterior à substituição.

Você está realizando algum tratamento de reposição no momento? Como está se sentindo? Compartilhe suas experiências nos comentários.