X

Sintomas da menopausa e andropausa: entenda cada um

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Menopausa e andropausa são processos comuns no período de envelhecimento das mulheres e dos homens. Há, no entanto, semelhanças e diferenças no funcionamento dos dois organismos (o feminino e o masculino) que devem ser esclarecidas.

Para facilitar o seu entendimento, elaboramos este post, explicando do que se trata cada um desses cenários e quais são os principais sintomas da menopausa e da andropausa. Continue a leitura e fique por dentro!

O que é a menopausa?

Menopausa é um tema recorrente entre as mulheres, seja através de pesquisas ou mesmo entre uma roda de conversa de amigas. É um período delicado, que costuma acontecer a partir dos 45 anos, onde os ovários diminuem a produção de progesterona e de estrogênio.

O período sinaliza o fim da capacidade feminina de reproduzir, consequentemente o término da ovulação e da menstruação. O período pode aparecer mais tarde (normalmente, até os 55 anos) e pode durar um ano (mais ou menos).

Quais os principais sintomas da menopausa?

O principal dos sintomas da menopausa é a menstruação irregular até o seu desaparecimento completo. Nessa etapa da vida, as mulheres também são marcadas pela dificuldade sexual, devido à falta de libido e também à escassez de lubrificação vaginal.

Outro dos sintomas da menopausa mais característicos são as chamadas “ondas de calor” ou fogachos, que trazem grande desconforto e muito suor, principalmente durante a noite.

Durante a menopausa, a mulher também pode apresentar quadros de depressão, ansiedade, irritabilidade, dores de cabeça e musculares, insônia e outras oscilações do humor. As mudanças na autoestima e o ganho de peso também são sintomas comuns do período.

Em alguns casos, é identificado o surgimento ou a acentuação da osteoporose.

O que é a andropausa?

O universo da andropausa pode ser bem menos conhecido, em comparação às boas noções das mulheres em relação à menopausa. Não podemos dizer, no entanto, que a andropausa significa simplesmente a “menopausa masculina”.

Chamamos de andropausa o período em que os índices de testosterona são drasticamente diminuídos — normalmente, após os 50 anos. A produção do principal hormônio masculino fica reduzida, mas isso não significa que os homens se tornem inférteis. Vale dizer que a produção de espermatozoides continua, só que a mudança principal é na atuação dos hormônios.

Quais os principais sintomas da andropausa?

Os sintomas da andropausa, diferentemente dos sintomas da menopausa, que são comumente sentidos pelas mulheres, podem não ser sentidos por todos os homens durante aquele período. De maneira geral, costumam ser mais discretos. Mesmo assim, é importante ficar de olho.

O principal sintoma é a perda da libido: a vontade de fazer sexo é reduzida e junto a ela o homem apresenta mais cansaço. Persiste ainda a maior dificuldade de ereção e pode haver a diminuição no tamanho dos testículos.

Os homens também podem apresentar perda de cabelo (em volume maior do que o normal), a desatenção e perda de memória, suores durante a noite e depressão. A diminuição da massa muscular e da densidade óssea também são características do período, assim como o aumento da gordura.

Menopausa e andropausa acontecem para que o seu corpo se prepare para o envelhecimento. São processos naturais, apesar de trazerem desconfortos. Adotando-se tratamentos adequados, como a reposição hormonal para as mulheres, os efeitos colaterais podem ser amenizados, de modo que você consiga alcançar mais qualidade de vida.

Esclareceu todas as suas dúvidas? Deixe aqui o seu comentário com perguntas ou sugestões!