Menopausa: o que acontece com o corpo nessa fase?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

menopausa

Menopausa. Esse é um termo muito popular na vida da mulher que chega à fase dos 40 anos. Essa fase da vida, que é relembrada principalmente por seu sintoma mais famoso — a interrupção da menstruação — é na verdade uma consequência de vários fatores corporais que se modificam com o avanço da idade.

Para conhecer melhor a menopausa, todos os seus sintomas e consequências, que tal conferir este artigo que conta tudo que acontece com o corpo nessa fase?

A menopausa é uma queda natural da produção de hormônios femininos

Você sabe exatamente o que é a menopausa em termos clínicos? A palavra menopausa, isoladamente, significa “a última menstruação”. Apesar de ser usada para classificar essa fase da vida em que vários sintomas se manifestam, o termo só pode ser usado clinicamente para classificar a última menstruação da vida da mulher.

A fase da vida em que todos os sintomas — inclusive o da interrupção da menstruação — acontecem é chamado clinicamente de climatério e ele é uma consequência da queda natural de produção de hormônios femininos no organismo das mulheres. Mesmo que exista o termo climatério, informalmente não existe nada de errado em chamar essa fase também de menopausa.

Os hormônios atuam em vários sistemas corporais, dando origem aos sintomas

Como os hormônios femininos atuam no organismo da mulher em vários sistemas corporais, é natural que os sintomas dessa fase sejam vários e, por isso, difíceis de evitar em grande parte das mulheres.

É possível observar sintomas como a falta de sono, a irritabilidade, o enfraquecimento muscular, a falta de libido, as ondas de calor, o ganho de peso e até mesmo quadros de perda de memória e depressão.

menopausa

Os sintomas são vários e podem variar de mulher para mulher

Mesmo conhecendo a maioria dos sintomas relacionados com a queda de produção hormonal na menopausa, é difícil catalogar todos e dizer que eles serão manifestados em todas as mulheres que chegam nessa fase da vida.

Existem mulheres que nem mesmo manifestam algum sintoma, vivendo essa fase de transição da menopausa com muita tranquilidade e qualidade de vida, enquanto outras podem ter que aprender a lidar com esses quadros clínicos que, se não controlados, podem causar muitos desconfortos.

O tratamento mais indicado para os sintomas é a reposição hormonal

Para as mulheres que sofrem com os sintomas da menopausa, mesmo os mais simples e que geram pouco desconforto, é recomendada a realização de um tratamento de reposição hormonal. Com a reposição dos níveis de hormônios femininos no sangue, é natural que os sintomas sejam controlados com mais facilidade ou até mesmo que eles cessem durante o período do tratamento.

A reposição hormonal pode ser realizada com hormônios sintéticos ou com o uso de medicamentos naturais.

Consulte sempre um médico para encontrar a melhor opção para sua saúde

Para escolher o melhor tratamento de reposição hormonal para você — ou até para saber se é necessário iniciar esse tipo de tratamento com a chegada da menopausa — é importantíssimo consultar um médico. Apenas esse profissional será capaz de orientar a paciente sobre as decisões corretas para sua saúde nessa fase da vida.

Você já chegou na menopausa? Como tem lidado com essa fase importantíssima da vida da mulher? Conte para a gente!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×