X

Dicas de exercícios físicos para prevenir problemas de saúde na menopausa

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

A menopausa introduz um novo cenário para o corpo feminino, com uma mudança muito grande de hormônios e trazendo alguns sintomas negativos. Para ajudar a prevenir problemas de saúde, além dos tratamentos naturais, devemos sempre praticar exercícios físicos.

No texto de hoje, listaremos algumas atividades ótimas para realizar nessa época!

A musculação fortalece os seus músculos após a menopausa

Você pode até mesmo estranhar ver “musculação” no topo da nossa lista de exercícios físicos que ajudam a prevenir problemas de saúde na menopausa. Afinal, a gente tem a ideia de que fazer musculação é coisa dos mais jovens.

Porém, essa ideia é falsa. A musculação ajuda muito as mulheres que chegaram na menopausa ao fortalecer os seus músculos.

Um dos pontos negativos da menopausa é que ela acaba diminuindo a massa magra do corpo da mulher. Assim, a prática de musculação ajuda a recuperar essa massa perdida.

Alguns dos melhores exercícios de musculação para mulheres na menopausa são os exercícios de Kegel (exercícios pélvicos contra a incontinência urinária) e levantamento de pesos para fortalecimento dos ossos.

A hidroginástica é ótima para prevenir problemas de saúde

Quem conhece os sintomas da menopausa sabe que uma das principais dificuldades desse momento da vida de uma mulher é o aumento do risco de problemas cardíacos.

O estrogênio funciona como um protetor natural do coração, mas a sua ausência após a menopausa acaba diminuindo essa proteção. Por isso, exercícios físicos que fortalecem o sistema cardiovascular podem ajudar a prevenir problemas de saúde no coração.

A hidroginástica é um dos principais exercícios físicos para quem quer dar aquela aprimorada no seu sistema cardiovascular.

A caminhada é a mais recomendada pelos especialistas

A caminhada é um exercício muito recomendado por especialistas para mulheres na menopausa por sua acessibilidade e seus benefícios.

Uma boa caminhada de 30 até 60 minutos ajuda a manter o corpo ativo, permite que a pessoa pegue um pouco de ar puro e sol, além de colaborar com a queima de calorias.

Por outro lado, é um exercício bem menos intenso do que os outros da lista, ideais para quem está começando a fazer atividades físicas.

A dança funciona muito bem para quem quer se sentir viva

Você sabia que ser feliz ajuda a liberar hormônios ótimos para a nossa saúde, inclusive a nossa saúde mental? Um dos problemas menos comentados, mas que afeta muito as mulheres na menopausa, é a depressão.

Quando chegamos nessa fase da vida, as mudanças são muito grandes. É difícil se preparar para uma mudança tão forte e que afeta tantas partes da nossa vida, como o sexo e a nossa visão de feminilidade.

O exercício físico ajuda com isso ao liberar serotonina e outros hormônios ligados ao bem estar e a felicidade. Por isso que é muito recomendado que as mulheres façam aulas de dança – além de ser uma atividade muito de expressão corporal, ainda libera felicidade dentro do corpo.

O Tai Chi Chuan vai ajudar a relaxar, alcançar equilíbrio e fortalecer o corpo

Outro bom exercício para ajudar a prevenir problemas de saúde na menopausa é o Tai Chi Chuan. O exercício chinês é extremamente efetivo para fortalecer os músculos, além de ajudar também no controle da mente e no combate a depressão.

Agora que você já conhece cinco ótimos exercícios para ajudar a prevenir problemas de saúde na menopausa, o que acha de começar a se exercitar a partir de amanhã? Deixe sua mensagem de motivação nos comentários abaixo!