Perimenopausa: o que é isso?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Herborisa Perimenopausa o que é isso

As mudanças hormonais e metabólicas são naturais em qualquer pessoa que está envelhecendo. O organismo, para atender as mudanças de demanda de órgãos e musculaturas, se readapta para permitir que o avanço da idade seja algo natural e confortável para o indivíduo.

A mulher, entretanto, apresenta condições hormonais e metabólicas que são consideradas um pouco mais desconfortáveis no envelhecimento do que as observadas em homens e, por isso, a atenção com cuidados com a sua saúde é mais valorizada e divulgada. Uma dessas etapas do envelhecimento feminino que deve ter a sua atenção é a perimenopausa: você sabe o que é isso?

O que é perimenopausa?

Perimenopausa, como você deve imaginar, é uma etapa da vida da mulher que se relaciona com a menopausa – que é o marco do fim da vida fértil no sexo feminino, ou a sua última menstruação. Ela é considerada como o período que engloba a pré-menopausa, ou seja, todos os sintomas que ocorrem antes da data da última menstruação, e o primeiro ano do período pós-menopausa.

A perimenopausa, portanto, é responsável por classificar essa verdadeira fase de transição que qualquer mulher pode viver quando se aproximar dos 50 anos.

O que caracteriza a perimenopausa?

A perimenopausa, portanto, é caracterizada por sintomas que são encontrados na menopausa e na pós-menopausa e, por isso, é tão difícil diferenciar esses três períodos da vida da mulher. É natural que as três fases se confundam, afinal, qualquer alteração na produção hormonal feminina pode resultar em sintomas que são sempre relacionados com a menopausa, mas é interessante compreender que a medicina tem uma definição diferente para cada uma dessas etapas.

perimenopausa

Quais são os sintomas mais comuns?

Os sintomas da perimenopausa, portanto, são os mesmos que observamos no climatério, na menopausa e na pós-menopausa. Alguns dos mais comuns são as ondas de calor (os famosos fogachos), a oscilação de humor, a queda na disposição, os problemas de sono, a fragilidade das estruturas ósseas e até alterações na libido e maior risco de desenvolver quadros depressivos.

Como todos os sintomas são consequências da alteração na produção dos hormônios femininos – seja uma diminuição do volume ou encerramento da produção total – não é possível associar determinado quadro com uma fase específica da vida da mulher.

Como é possível controlar esses sintomas?

O controle dos sintomas da perimenopausa é feito da mesma maneira que realizamos o controle dos sintomas da menopausa: com a reposição hormonal, seja ela natural ou sintética.

Como os sintomas são uma consequência da queda hormonal, apesar de ser possível usar alguns tratamentos paliativos para controlá-los (como modificar a alimentação, realizar tratamentos psicológicos ou até mesmo utilizar medicamentos para controle de alguma sensação) a única maneira de cessar sua manifestação é repondo a produção do hormônio que se encontra em falta no organismo. É exatamente por isso que a grande maioria dos médicos ginecologistas e especialistas em saúde da mulher recomendam esse tipo de tratamento.

A perimenopausa é, portanto, mais uma das fases que caracterizam todas as mudanças biológicas, hormonais e metabólicas que a mulher vai passar durante o seu processo de envelhecimento.

Você ainda tem alguma dúvida sobre esse assunto? Entre em contato conosco no espaço abaixo!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×