O que é a pré-menopausa?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

o que é a pré-menopausa

Uma questão importante na vida da mulher, principalmente ao chegar aos 40 anos é: como ficará o ciclo reprodutivo? Ou também: quando ocorrerá a menopausa?

Para essa segunda pergunta, a consciência sobre a pré-menopausa ajuda a perceber quando essa nova fase da vida está chegando. Para isso é importante saber o que é a pré-menopausa, como identificá-la e como se preparar para ela.

O que é a pré-menopausa?

Para entender o que é a pré-menopausa é importante que você tenha consciência de como funcionam os hormônios no seu corpo e seu ciclo reprodutivo.

Durante toda a sua vida o estrogênio e progesterona controlam seu ciclo reprodutivo. Suas oscilações são responsáveis pela ovulação e pela menstruação (em caso de não-gravidez), bem como ajudam a regular e manter a gravidez quando esta ocorre.

Porém, todas as mulheres nascem com uma contagem finita de óvulos. Quando esta começa a se aproximar do fim, a produção dos hormônios sexuais femininos começa a cair, já se preparando para o final da fase reprodutiva da mulher.

Esse período no qual o corpo começa a ter essa diminuição de produção hormonal é conhecida como pré-menopausa. Ela pode começar até 10 anos antes do climatério. E, como já começam as oscilações para a chegada da última menstruação, ela já chega com uma série de sintomas.

o que é a pré-menopausa

Quais os seus sintomas?

Agora que você já sabe o que é a pré-menopausa é importante que você saiba identificar os sintomas que envolvem essa fase da vida. Assim não se assustará com eles e poderá se preparar para o surgimento deles em seu cotidiano.

Os principais sintomas dessa fase pré-menopausa são:

  • Fogacho: as famosas ondas de calor que podem aparecer no rosto, pescoço e costas. Podem ser acompanhadas de suor excessivo, taquicardia e vertigem;
  • Irregularidade menstrual: os ciclos menstruais começam a ficar irregulares devido as alterações hormonais, podendo diminuir ou espaçar a menstruação. Muitas vezes a mulher tem gravidez indesejada nesse momento, pois acredita que já teve o último ciclo, quando na verdade ainda estava com irregularidade menstrual;
  • Ressecamento de mucosas: a redução da progesterona leva a ressecamento vaginal, bem como na região da boca e nos olhos. Também envolve a queda da libido;
  • Perda de massa óssea: começam os problemas de osteopenia;
  • Distúrbios do sono: insônia, dificuldade para dormir e cansaço nas demais horas do dia;
  • Distúrbios de humor e problemas psicológicos: irritabilidade excessiva e depressão.

Percebe-se que os sintomas são bastante semelhantes ao da menopausa, não é mesmo? Isso porque todos eles estão relacionados com os hormônios sexuais, que passam por alterações bruscas em ambas as fases.

Como melhorar sua qualidade de vida nesse momento?

Muitos desses sintomas podem prejudicar consideravelmente a sua rotina, não é mesmo? Afinal, por exemplo, a insônia pode ser um problema na sua vida profissional. A irritabilidade pode ser um grande incômodo para sua vida pessoal e até mesmo para lidar consigo mesma.

A pré-menopausa não é uma doença e, por isso, não deve ser encarada como tal. Mas é possível tratar os sintomas de forma a melhorar a sua qualidade de vida.

Para isso você pode conversar com seu médico sobre a possibilidade de começar a introduzir a terapia de reposição hormonal desde já. Ela ajudará a regularizar as taxas hormonais através da ingestão de substâncias sintéticas ou naturais e aliviará os sintomas.

Você agora já sabe o que é a pré-menopausa, seus sintomas e como tratá-los. Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Conte para nós nos comentários.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×