6 dicas para dormir melhor na menopausa

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

dormir melhor na menopausa

Um dos sintomas mais incômodos da menopausa e que pode prejudicar a sua rotina é a insônia. Uma boa noite de sono é responsável por melhorar o seu humor, evitar o aumento de peso, permite a você ter maior concentração e foco em suas atividades diárias, além de outros benefícios.

Aprenda 6 dicas para dormir melhor na menopausa e torne suas noites mais tranquilas e felizes.

1. Utilize fitoterápicos e chás naturais

Os benefícios de tratamentos naturais para insônia são vários, incluindo a diminuição dos efeitos colaterais, se comparado com medicamentos controlados. Eles ajudam você a dormir melhor na menopausa e podem auxiliar também em outras áreas.

Você pode investir em fitoterápicos feitos a partir de kava-kava, passiflora, lavanda, valeriana e erva de São João.

Caso ame chás e queira utilizá-los para diminuir a falta de sono, pode usar o de camomila, valeriana e erva cidreira, os três mais conhecidos para esse fim.

2. Faça tratamento de reposição hormonal

Além do fato de que a insônia é um dos sintomas da menopausa, as ondas de calor (fogacho) características dessa fase são responsáveis por diminuir a qualidade do sono da mulher nesse período.

Para aliviar isso é importante que você faça tratamento de reposição hormonal (sintética ou natural) para que possa não só tratar os problemas relacionados ao sono, mas também os demais sintomas desse período.

Lembre-se sempre de que, antes de começar a terapia, é importante que você passe por avaliação de um profissional de saúde para garantir que não haverá qualquer tipo de impedimento.

3. Mantenha os horários regulados

Se quer dormir melhor na menopausa é importante que mantenha os horários regulados. A rotina ajuda que seu corpo se eduque e comece a sentir sono ao se aproximar desse momento.

dormir melhor na menopausa

Para que consiga fazer isso, escolha um horário que permita as tão sonhadas 8 horas de sono de qualidade. Ao aproximar-se desse momento, desligue todos os aparelhos eletrônicos, deite e busque relaxar. Dessa forma seu corpo se condiciona que sempre naquele horário você irá começar a relaxar e será a hora de dormir.

4. Diminua a cafeína

Cafeína é uma das grandes vilãs de um sono de qualidade. Em doses adequadas e nos horários corretos (por exemplo, antes das 18h) é possível ter bons ganhos com o consumo dessa substância (aceleração do metabolismo, perda de peso, diminuição da sonolência, etc.).

Porém, quando em excesso ou consumida à noite, a cafeína tende a causar insônia, principalmente para as pessoas que já possuem tendência a distúrbios do sono e/ou ansiedade e estresse. Por isso, se você tem dificuldades para dormir, é importante que consuma cafeína moderadamente, ok?

5. Evite cochilos durante o dia para dormir melhor na menopausa

Lembra o que falamos de manter os horários de sono regulados? Pois é. Isso vale também para os famosos “cochilos” durante a tarde. Principalmente se você já se aposentou, isso pode ser uma grande tentação, não é mesmo?

Mas é importante que você evite isso. Cochilar durante o dia pode contribuir para a instabilidade do sono e para a insônia. Uma boa noite de descanso exige rotina e regularidade.

6. Faça exercícios físicos regularmente

Atividades físicas são importantes aliadas para dormir melhor na menopausa. Isso porque elas aumentam o gasto calórico e ajudam a normalizar os hormônios responsáveis pelo descanso saudável.

Além disso, elas ajudam na manutenção e perda de peso, aumentam os níveis de serotonina e dopamina (hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar e relaxamento, essa última importante para um bom descanso), diminuem os riscos de doenças cardiovasculares, entre uma série de outros benefícios.

Você tem problemas para dormir? Já tentou outros métodos para dormir melhor na menopausa? Conte para nós sua experiência nos comentários!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×