A menopausa é uma fase da vida da mulher que surge como resultado do envelhecimento dos ovários, que cessam a produção de hormônios sexuais. O efeito dessa mudança é que a mulher deixa de ser fértil.
A chegada da menopausa é marcada por irregularidades no ciclo menstrual. No entanto, só se pode determinar que a mulher entrou definitivamente em menopausa, quando a interrupção na menstruação é de, pelo menos, 12 meses.
Em que idade podem começar a aparecer os primeiros sintomas de menopausa?
Normalmente, os primeiros sintomas surgem entre os 45 e 55 anos. Esse é um intervalo de idade bastante amplo e alguma literatura refere que é entre os 48 e 51 anos que a grande maioria das mulheres entra efetivamente em menopausa.
Para entender um pouco melhor como todo o processo se relaciona com a idade, é fundamental que a mulher saiba que climatério e menopausa são etapas diferentes.
O início do climatério é, de fato, um indício de que a menopausa, pode estar se aproximando, mas não marca determinantemente o fim da fertilidade. Por exemplo, algumas mulheres começam a sentir sintomas, como as típicas ondas de calor, por volta dos 42/43 anos, mas apenas cinco anos depois a menopausa é medicamente declarada.
Qual a diferença entre climatério e menopausa?
O climatério é o momento em que o organismo começa a se preparar para a menopausa. As menstruações começam a se espaçar entre si, deixando de apresentar um padrão regular. Podem surgir os primeiros sintomas de que a menopausa está se aproximando, como alterações repentinas da temperatura corporal, que a mulher vivencia como se fosse uma onda de calor súbita.
Existem outros sintomas não estão diretamente relacionados ao climatério mas que, na verdade, são indícios que a mulher entrou nesse novo ciclo: enxaqueca frequente, alterações de humor e no sono, diminuição da libido, perda de brilho e elasticidade de pele e cabelo, entre outros.
Durante o climatério, a mulher continua fértil e existe uma possibilidade significativa de ela ficar grávida. Já a menopausa é o momento propriamente dito de paragem do funcionamento dos ovários, com todas as consequências hormonais que isso acarreta. Nessa fase, a mulher já não é mais fértil.
O que é menopausa precoce?
E se os primeiros sintomas associados a menopausa surgirem antes dos 40 anos de idade? Nesse caso não se trata do início do climatério, mas de menopausa precoce. O limite de 40 anos é meramente indicativo e cada caso deve ser seguido por um médico especialista. Os sintomas da menopausa precoce são os mesmos, contudo, é possível que a intensidade com que eles são sentidos seja maior. Na verdade, nessas situações, o decréscimo da produção de hormônios sexuais costuma ser mais abrupta e isso acaba tendo um forte impacto no organismo da mulher.
Existe tratamento de reposição hormonal natural para a menopausa. Não desista se for esse o seu caso. Procure ajuda médica!
Ficou com alguma dúvida sobre a idade mínima para a menopausa se desenvolver? Está sentindo algum sintoma fora do comum? Conte para nós a sua experiência!