Engravidar na menopausa: é possível?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

engravidar na menopausa

Uma preocupação comum das mulheres é a possibilidade de uma gravidez tardia. Afinal, quanto mais longe estiver do ápice da vida fértil, maiores as possibilidades de complicação. Por isso uma pergunta constante é: engravidar na menopausa é possível? Veja a resposta para essa pergunta.

Pode-se engravidar na menopausa?

Não é possível engravidar na menopausa de fato. A partir do momento em que a mulher tem a sua última menstruação não há mais qualquer ovulação que poderia possibilitar uma nova gravidez para ela.

A menopausa significa que a idade reprodutiva da mulher chegou de fato ao fim, ou seja, não há mais possibilidade de gerar novos filhos.

E como algumas mulheres engravidam na menopausa?

O problema é que antes de chegarem ao climatério, muitas mulheres passam pela pré-menopausa. Nesse período muitas delas podem passar até meses sem menstruar, mas ainda estarem em período fértil.

Como essas longas pausas fazem com que a mulher encare que já chegou nessa fase da vida, mesmo sem terem conversado com seus respectivos médicos, passam a descuidar dos métodos contraceptivos por acreditarem que são desnecessários.

Com isso pode-se, por acidente, ocorrer uma gravidez inesperada após os 40 anos, no período em que há oscilação hormonal na preparação para a menopausa.

Ou seja, elas não vão engravidar na menopausa, apenas irão acreditar que estão nessa fase, quando ainda não chegaram nela.

Isso é comum principalmente entre os 45 e 55 anos.

engravidar na menopausa

Quais os riscos de uma gravidez nesse período?

Uma gravidez tardia, ou seja, próximo à chegada da menopausa, pode acarretar os seguintes riscos para mãe e bebê:

  • desenvolvimento de síndromes genéticas para o bebê;
  • maior risco de diabetes gestacional para a mãe;
  • hipertensão;
  • parto prematuro;
  • aborto.

Para evitar alguns desses problemas, caso de fato ocorra a fecundação, é importante fazer acompanhamento constante com seu ginecologista obstetra, bem como aumentar o consumo de ácido fólico e vitaminas essenciais, principalmente porque esses dois nutrientes estão diretamente relacionados ao desenvolvimento cerebral do feto.

Além disso, quanto mais saudável for a mãe, menores são as chances de complicações. Por isso é importante se manter ativa durante esse período para, em caso de surpresas, não ter problemas.

Como sei que estou de fato na menopausa?

Bom, então como se certificar de que está de fato no climatério, para não correr riscos? Em primeiro lugar, você deve ter um controle certo da sua menstruação para verificar quando aconteceu o último ciclo de fato.

Os médicos costumam afirmar que só é considerado menopausa em si quando o último sangramento tiver ocorrido há pelo menos um ano. Antes disso ainda é considerado pré-menopausa e corre-se o risco de gravidez inesperada nesse momento.

É importante verificar essas datas, pois, esse período de transição pode durar de três a quatro anos. Ou seja, uma boa janela para você acreditar que está livre de gravidez e se surpreender, não é mesmo?

Outra forma é através de exames específicos que irão avaliar o atrofiamento de útero e ovários, uma característica comum do corpo feminino após a chegada da menopausa de fato.

Agora você sabe que não é possível engravidar na menopausa mesmo, ficará mais atenta, não é? Então continue acompanhando nosso blog para compreender melhor como funciona essa fase e fique atenta a todos os detalhes.

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×