X

Afinal, é possível evitar a chegada da menopausa?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Estudos mostram que para mulheres latino-americanas, a menopausa chega, em média, aos 48 anos. Antes disso, entretanto, muitas mulheres começam a sentir os primeiros efeitos dessas grandes transformações e, com isso, logo começam a se preocupar com o processo.

Marcada na última menstruação, essa é uma transformação que gera efeitos duradouros para a mulher, cujo corpo deverá se acostumar a uma nova quantidade de hormônios produzida.

Mas será que é possível evitar a chegada desse momento? Veja a seguir a resposta!

É possível evitar a chegada da menopausa?

Assim como acontece com a menstruação, a menopausa é simplesmente o reflexo de um processo de amadurecimento do corpo feminino, mais precisamente em relação ao seu sistema reprodutor.

Da mesma forma que uma menina não pode impedir que ficará menstruada em algum momento, a última menstruação também é uma situação inevitável na vida de qualquer mulher.

Isso significa que não depende de quais tratamentos a mulher faz ao longo da vida, de quais atividades físicas pratica ou de quais alimentos consome. Cada corpo tem o seu próprio relógio e, cedo ou tarde, todas as mulheres que atingirem a idade adequada para seus corpos passarão por esse momento.

É possível curar-se desse quadro?

Outro ponto que você deve ter em mente é que a menopausa não é uma doença que acomete as mulheres e que precisa ser “curada”. Trata-se apenas de um novo ajuste do organismo, que passará a produzir uma quantidade diferente de hormônios já que o período fértil feminino está encerrado.

Sendo assim, não existe nenhum tratamento ou solução capaz de curar aquilo que não é uma doença. Esse processo vai acontecer de maneira natural, mas não é por isso que não exige acompanhamento.

Como lidar com esse momento?

É inegável que a menopausa é um período delicado para qualquer mulher já que gera transformações muito intensas na vida e no psicológico de maneira geral. Além disso, ela traz alguns sintomas como a insônia, climatério e aumento das chances de haver algum tipo de doença cardiovascular.

Sendo assim, é fundamental recorrer a um médico para que ele possa te acompanhar nesse período e também te orientar sobre quais caminhos seguir.

Embora não seja possível evitar ou parar essa transformação, é possível administrar, controlar e mesmo reverter os seus sintomas. Para tanto, são realizados tratamentos de reposição hormonal, mas nem todas as mulheres podem usar o com hormônios sintéticos.

Por outro lado, um tratamento de reposição hormonal natural é indicado para a maioria das pessoas por ser seguro e eficaz, mas, ainda assim, exige o aval de um médico para que você não coloque a sua saúde em risco.

Além disso, também podem — e devem — ser feitas mudanças de hábitos de vida, como criar uma nova alimentação ou incorporar atividades físicas à rotina.

Embora não seja possível evitar a chegada da menopausa e nem mesmo interrompê-la, a verdade é que há formas de conseguir conter os seus efeitos e sintomas. Com acompanhamento médico é possível garantir qualidade de vida nesse momento da vida que exige atenção e cuidado.

Deixe nos comentários se você tem alguma outra dúvida sobre a chegada desse momento!

Categorias: Dicas, Menopausa