Conheça 5 benefícios do hormônio à base de soja

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

hormônio à base de soja

Ao chegar próximo aos 40 anos, as mulheres já começam a planejar formas de evitar os danos à qualidade de vida causados pelos sintomas da menopausa e da pré-menopausa. E há diversas formas de amenizar ou eliminar os efeitos causados.

A melhora da alimentação e a prática de atividades físicas são algumas ações importantes e que trazem resultados significativos. Mas uma das mais utilizadas e que converte em melhores resultados (principalmente em conjunto com as anteriores) é a terapia de reposição hormonal.

Há basicamente duas formas atualmente de realizar esse tipo de tratamento: por meio da ingestão do hormônio à base de soja ou de forma sintética. Continue lendo e descubra os 5 principais benefícios da primeira opção e veja como ela pode melhorar a sua qualidade de vida.

1. Redução dos sintomas da menopausa, por meio do hormônio à base de soja

O uso do hormônio à base de soja possui eficiência equivalente ao do uso de versões sintéticas para o controle dos sintomas da menopausa. Isso ocorre porque sua base são as isoflavonas contidas no grão.

As isoflavonas são um fitoestrogênio, ou seja, possuem composição semelhante ao hormônio produzido naturalmente pelo corpo da mulher. Quando metabolizados pelo organismo, são absorvidos pelos receptores de estrogênio de forma semelhante ao hormônio original.

Assim, os sintomas da menopausa são aliviados e, em alguns casos, até mesmo eliminados por meio da ingestão do hormônio à base de soja.

2. Menos efeitos colaterais em comparação com os hormônios sintéticos

O uso do estrogênio sintético traz uma série de efeitos colaterais para as mulheres, tais como:

  • riscos potencializados do desenvolvimento de câncer de mama, útero e ovários com o uso a longo prazo;
  • retenção líquida e aumento de peso;
  • aumento da propensão ao acúmulo de gordura, principalmente na região abdominal;
  • riscos de problemas cardiovasculares e de circulação;
  • aumento nos riscos de hipertensão;
  • náuseas;
  • fadiga;
  • dores de cabeça, entre outros.

hormônio à base de soja

Já o uso de hormônios naturais possui como efeito colateral apenas a possibilidade de afetar levemente o funcionamento da tireoide, representando um risco mínimo para quem não possui qualquer disfunção na glândula.

3. Prevenção dos principais tipos de câncer que acometem as mulheres

Diferentemente da terapia de reposição hormonal sintética, que potencializa os riscos de desenvolvimento de determinados tipos de tumores, o uso do hormônio à base de soja reduz as chances de seu desenvolvimento.

Isso porque pesquisas apontam que o consumo recorrente do grão auxiliaria, por meio de ações antioxidantes, a inibir o comportamento de mutação que leva ao desenvolvimento do câncer de mama, útero, ovários e endométrio.

4. Ajuda no controle de taxas de colesterol e glicemia

Outra vantagem proveniente das características da soja é o auxílio no controle das taxas de colesterol e glicemia. Essa é uma opção interessante, principalmente, para as mulheres que já tenham problemas com diabetes ou taxas altas de glicose no sangue.

5. Contraindicação quase zero no seu uso

Um dos principais benefícios do uso do hormônio à base de soja para o controle dos sintomas da menopausa é que, exceto as pessoas que tenham alergia à proteína de soja e as que sejam diagnosticadas com hipotireoidismo e hipertireoidismo com quadros mais graves, toda e qualquer mulher pode realizar a terapia por meio do uso da substância natural.

Você conhecia esses 5 benefícios do uso do hormônio à base de soja para a mulher após a menopausa? Deixe suas impressões e dúvidas nos comentários.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×