Bem-estar na menopausa: como chegar lá

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

bem-estar na menopausa

Apesar de todos os incômodos que permeiam a fase, a menopausa é um fenômeno biológico e natural. Entre os 45 e 55 anos de idade, as mulheres deixam de produzir estrogênio e progesterona e têm a menstruação interrompida.

Nesse momento, os sintomas passam a envolver todo o corpo e causar desconforto e desânimo. Mas ainda que essas características assustem, é possível chegar ao bem-estar na menopausa.

Se esse é seu objetivo e você não sabe por onde começar, leia nosso artigo e se prepare para mudar de vida!

Tente descobrir o que ocasiona ondas de calor

As frequentes ondas de calor interferem diretamente no bem-estar na menopausa. O sintoma é um dos mais incômodos e pode causar até mesmo suor excessivo em alguns organismos. Ainda que não seja possível eliminá-lo de vez, procure identificar em quais ocasiões ele se manifesta mais e procure torná-las menos habituais em seu cotidiano.

Consumo de cafeína, álcool e alimentos picantes, por exemplo, são fatores que intensificam a sensação e que podem ser facilmente evitados. Levar uma rotina tranquila e evitar momentos de estresse também ajuda a diminuir as ondas de calor, então procure encarar seus problemas com calma para que o mal-estar não tome conta do momento.

Para manter o bem-estar na menopausa, aposte em técnicas de relaxamento

Diante das responsabilidades diárias, é difícil encontrar um momento mais ameno na semana. Porém, é importante que você se esforce para encontrar pelo menos uma hora por dia para imergir em relaxamento total e oferecer um descanso ao seu corpo.

bem-estar na menopausa

Com tantas mudanças, o organismo sofre e a sensação de desconforto é recorrente. Mas você pode fomentar o bem-estar na menopausa ao investir em técnicas de relaxamento, como meditação e massagens relaxantes. Assim, o corpo se acalma, a mente corresponde e você ganha mais qualidade de vida.

Insira a soja em seu cardápio

A soja é um alimento rico em isoflavonas, substância semelhante ao estrógeno e que apresenta queda significativa no organismo durante a menopausa. Por esse motivo, tornar a soja um ingrediente constante em seu cardápio ajuda bastante a controlar os sintomas e trazer bem-estar na menopausa.

Além do preparo de saladas, molhos e sopas, você pode consumir a soja através de cápsulas e investir em um tratamento natural. Ainda assim, lembre-se de que o alimento não é uma medicação, e que manter uma alimentação saudável em sua totalidade consumindo frutas, vegetais, carne e leite é muito importante.

Procure ter uma vida sexual ativa

Mesmo que a libido diminua durante a menopausa, não significa que você não possa ter prazer sexual e se proporcionar um momento de bem-estar através do ato. Sendo assim, é fundamental conversar com seu parceiro para que a vida sexual do casal continue ativa.

Se a secura vaginal é um problema forte em seu caso, não se preocupe. Seu médico pode receitar um lubrificante adequado que hidrate a região e facilite a relação sexual. Neste caso, a terapia de reposição hormonal também pode ser indicada, mas somente um especialista pode determinar se ela se aplica para você.

Você conhece outras maneiras de alcançar o bem-estar na menopausa? Tem alguma experiência interessante para compartilhar com outras mulheres. Então deixe um comentário abaixo e contribua para enriquecer este conteúdo!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×