6 dúvidas sobre reposição hormonal que você precisa saber

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

A menopausa é uma fase pela qual todas as mulheres irão passar, não há para onde fugir. Embora exista muita informação disponível, conviver com sintomas como calores extremos, variações bruscas de humor, falta de desejo sexual, problemas na lubrificação vaginal e maior disposição para desenvolver a osteoporose torna esse momento ainda temido pela maioria.

Procurar um médico é importante para ter o diagnóstico preciso e, assim, poder iniciar o tratamento adequado, melhorando a qualidade de vida nessa nova fase. A reposição hormonal é um desses tratamentos cujo objetivo é garantir à mulher uma vida normal na menopausa. Por isso, vamos responder sete dúvidas sobre reposição hormonal que irão ajudar muitas mulheres.

Como é feita a reposição hormonal?

A menopausa acontece devido a uma queda drástica na produção de hormônios no corpo da mulher e esse desequilíbrio hormonal acaba ocasionando sintomas que incomodam e prejudicam o dia a dia das mulheres. Na reposição hormonal, o médico irá avaliar os níveis de hormônios da paciente e então indicar a dosagem correta para suprir essa queda, caso ela seja elegível para o tratamento.

O tratamento acontece repondo os hormônios em queda com hormônios naturais, sintéticos ou que tenham a mesma composição dos produzidos pelo corpo. As dosagens são em forma de comprimidos ou aplicadas através da pele, com adesivos ou gel, assim, com os hormônios equilibrados, os efeitos da menopausa diminuem.

A reposição hormonal cura a menopausa?

A reposição hormonal não é uma forma de curar a menopausa, pois o tratamento visa amenizar os sintomas causados por essa fase que ocorre naturalmente com as mulheres. Além disso, o tratamento evita doenças como a osteoporose e algumas doenças cardíacas, já que a combinação de hormônios age na proteção do coração.

O tratamento de reposição hormonal natural é confiável?

Fazer a reposição hormonal utilizando comprimidos ou cápsulas naturais como os à base de soja é uma forma segura de amenizar os sintomas da menopausa. As isoflavonas de soja possuem uma estrutura semelhante ao estrogênio, hormônio que sofre queda durante a menopausa e, portanto, é um tratamento confiável.

reposição hormonal

A reposição hormonal pode causar câncer?

Muitas mulheres têm medo de fazer a reposição hormonal achando que o tratamento pode causar câncer, mas dependendo da combinação de hormônios utilizada ele pode até mesmo ser evitado. Porém é recomendado informar ao médico casos de câncer na família para que o histórico seja examinado e o tratamento seja adequado.

Existe um tempo certo de duração da reposição hormonal?

Para saber quanto tempo a mulher deve fazer a reposição hormonal, é necessário o acompanhamento médico. O tratamento pode variar de acordo com cada organismo, mas cada caso tem um período específico, assim como a taxa hormonal também é especifica.

É possível engravidar com a reposição hormonal?

Muitas mulheres que entram na menopausa acabam desenvolvendo depressão principalmente se não tiverem filhos, já que é o momento em que ela se torna infértil. Uma grande dúvida é se a reposição hormonal pode trazer de volta a chance de engravidar e a resposta é que não, a reposição hormonal não devolve a fertilidade. Assim que a mulher entra na menopausa, o óvulo se torna inóspito para uma gravidez.

Há diversas dúvidas sobre reposição hormonal que você precisa saber e por isso é importante se informar sobre o assunto e conversar com seu médico.

Quando feito da maneira correta, a reposição hormonal pode trazer diferentes benefícios, principalmente se for feito de maneira natural.

Tem alguma dúvida sobre o assunto? Comente e faça o download do e-book “Bem-Estar Após os 40” para saber como manter a qualidade de vida nessa nova fase. Depois, venha aqui dizer o que achou do livro.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×