Obesidade e menopausa: essas duas condições têm relação?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Herborisa Por que mulheres ganham peso mais facilmente na menopausa

Muitas mulheres ficam receosas e com dúvidas sobre o período da menopausa. Essa reação é natural, já que nessa fase da vida ocorre uma série de mudanças no corpo devido a diminuição na produção hormonal.

Um dos grandes medos é que, ao chegar nessa fase da vida, aumente as chances de se desenvolver a obesidade. Se você quer entender se realmente há uma relação entre obesidade e menopausa, continue lendo que vamos explicar tudo para você.

Obesidade e menopausa: há relação entre elas?

Na verdade, há sim essa relação entre obesidade e menopausa. Pesquisas estimam que aproximadamente 60% das mulheres que entram na menopausa acabam desenvolvendo obesidade após a última menstruação.

Mas afinal, por que isso acontece?

Um dos principais fatores é que a diminuição dos hormônios estrogênio e progesterona acabam aumentando a retenção líquida e também a desaceleração do metabolismo que acomete as mulheres nesse momento. Ambos, correlacionados, acabam aumentando o peso da mulher que, principalmente se tiver tendência a acúmulo de massa de gordura, poderá ver o seu peso subindo drasticamente em curto espaço de tempo após o início da menopausa.

Quais os riscos da obesidade nesse período?

A obesidade é um risco grande à saúde em qualquer fase da vida. Suas consequências para o sistema cardiovascular são severas, não importando a sua idade.

Porém, com a menopausa, os riscos aumentam. Isso porque o climatério começa entre os 40 e 50 anos, idade em que as doenças cardiovasculares começam a aparecer com maior frequência (hipertensão, infarto, AVC, etc.), bem como o surgimento de outras doenças crônicas que podem afetar consideravelmente a saúde da mulher (diabetes, colesterol alto, etc.).

A obesidade é considerada um fator de risco e, por isso, deve ser evitada para não potencializar as chances de surgimento desses problemas ou, caso os tenha, não os agrave.

obesidade e menopausa

Além disso, é na menopausa que as mulheres começam a desenvolver os primeiros sintomas de osteoporose, bem como a perda acentuada de massa magra (músculos). A obesidade auxilia no desgaste da região do joelho, fazendo com que aumente as dores na região e, em conjunto com a osteoporose, leve a graves lesões no local.

Por fim, a obesidade e menopausa correlacionados também é um fator de risco para o desenvolvimento do câncer de mama, aumentando as chances de seu surgimento em até duas vezes.

Como evitar a obesidade na menopausa?

É possível evitar que a obesidade se desenvolva com a chegada da menopausa com algumas medidas simples que, além de ajudarem a evitar as doenças que falamos anteriormente, também melhoram a saúde da mulher e ajudam a prevenir outros sintomas da menopausa, entre eles a depressão.

Os exercícios físicos são um dos maiores aliados da mulher nessa fase. Além de ajudarem no controle de peso, liberam hormônios responsáveis pela sensação de felicidade e bem-estar no organismo e aumentam a massa magra do corpo, evitando as complicações causadas pela osteoporose.

Uma alimentação saudável também é muito importante para manter o controle do peso, além de auxiliar na absorção de nutrientes essenciais para o bem estar da mulher nessa fase.

Por fim, uma terapia de reposição hormonal natural (que não gera retenção líquida a longo prazo) ajuda a evitar alguns dos efeitos indesejados da menopausa, entre eles o aumento de peso. Também diminui a sensação de ondas de calor, dores de cabeça, irritabilidade excessiva, entre outros sintomas que diminuem a qualidade de vida da mulher.

Ficou alguma dúvida sobre a relação entre obesidade e menopausa? Conte para nós nos comentários!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×