3 benefícios da isoflavona no tratamento da menopausa

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

A isoflavona é uma substância presente na soja, a qual, é o símbolo de uma nova fase na luta das mulheres contra os sintomas indesejados no climatério (menopausa). É que nessa substância estão presentes as “respostas” para tantos problemas que afligem as mulheres há muito tempo: colesterol alto, problemas cardiovasculares, ondas de calor e secura vaginal.

Nesse artigo, mostraremos três benefícios da isoflavona no tratamento da menopausa. Continue lendo para saber mais!

Controle do colesterol

No tratamento da menopausa, é possível também fazer o controle do colesterol, graças aos benefícios da isoflavona.

Para entender melhor como a isoflavona age no corpo humano, é preciso explicar que existem dois tipos de colesterol: o HDL (High Density Lipoprotein, em inglês) e o LDL (Low Density Lipoprotein). Desses, o HDL é considerado o “bom colesterol” já que sua existência é benéfica para o nosso organismo, enquanto o LDL é o “colesterol ruim” causando danos para nosso corpo.

Segundo um estudo realizado por pesquisadores do Wake Forest University Baptist Medical Center, na Carolina do Norte, Estados Unidos, pessoas que se alimentaram com grandes quantidades de isoflavona apresentaram uma redução substancial dos níveis de LDL no seu sangue, garantindo assim um efeito cardioprotetor nessas pessoas e consequentemente, uma saúde melhor.

Diminuição da intensidade e frequência dos fogachos

Talvez um dos principais benefícios da isoflavona no combate aos sintomas danosos e desconfortáveis da menopausa está no fato dela atuar na redução da intensidade e da frequência de crises de ondas de calor no corpo, os chamados “fogachos”.

Essa capacidade foi comprovada em um estudo realizado pela dra. Eliana Aguiar Petri Nahás, professora do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da Unesp.

benefícios da isoflavona

O estudo consistiu em dividir um conjunto de cinquenta mulheres, todas na fase pós-menopausa, em dois grupos iguais de vinte e cinco membros. Um desses grupos receberia o tratamento com isoflavona e o outro com um placebo.

As mulheres que tomaram a Isoflavona apresentaram uma melhoria INCRÍVEL em relação aos fogachos que sentiam.

Cerca de 50% das pacientes constataram uma diminuição de intensidade e da frequência de crises de ondas de calor após o tratamento com a isoflavona. É ou não é uma maravilha?

Combate a secura vaginal é um dos benefícios da isoflavona

Outro dos grandes benefícios da isoflavona no tratamento da menopausa é que ela atua também regulando o problema de secura vaginal que afeta tantas mulheres nessa fase.

Como se sabe, um dos mitos sobre a menopausa é que a sexualidade da mulher “acaba” quando ela entra nessa fase da vida. Esse mito acontece porque, nesse período, realmente a vagina fica mais seca, já que os hormônios que regulavam esse órgão diminuem (e muito!) no nosso corpo.

Porém, os verdadeiros problemas sexuais das mulheres na menopausa acontecem mais por fatores externos, como o stress causado pelas mudanças dessa fase, uma má relação com o parceiro, turbulência da vida cotidiana e outros aspectos emocionais, do que pela ausência do estrogênio dentro do nosso corpo – é o que afirma um estudo da revista Enfermagem Integrada.

Portanto, com o uso da isoflavona, o problema físico é tratado e a mulher pode ter uma vida sexual plena e satisfatória mesmo na menopausa.

Você conhecia tantos benefícios da isoflavona para quem está menopausa? Se você já iniciou seu tratamento com essa substância natural, conte-nos como está sendo a experiência nos comentários abaixo.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×