Mulheres que sofrem de diabetes e que, de quebra, estejam na menopausa precisam redobrar os cuidados com a saúde. Porém, a escolha pelo tratamento de reposição hormonal nesse caso gera algumas dúvidas.
Para esclarecer essa dúvida de uma vez por todas, veja a seguir se quem tem diabetes pode fazer um tratamento de reposição hormonal natural.
O tratamento de reposição hormonal natural entre diabéticas
Por ser feito de maneira totalmente natural, esse tratamento de reposição de pessoas diabéticas tende a não causar efeitos colaterais, sendo o uso mais seguro do que a terapia sintética.
Porém, tudo vai depender do quadro de saúde da mulher e de como a diabetes se desenvolve no organismo. Mulheres que tenham uma forte resistência à ação de insulina precisam controlar mais a alimentação. Logo, é necessário que o tratamento de reposição hormonal natural não traga uma carga maior de índice glicêmico.
No geral, um estudo da Scielo sugere que o uso de isoflavonas, que são estruturas encontradas em algumas reposições naturais, ajudam no controle da diabetes. Com isso, se a reposição for feita da maneira correta não há proibição de ser realizada por pessoas diabéticas.
A importância da soja para a menopausa e para a diabetes
Quando se fala em isoflavonas, a soja é um dos alimentos com maior concentração dessas substâncias. Especialmente o gérmen de soja é rico nesse tipo de substância e, por isso, a reposição hormonal natural à base de soja ainda pode trazer benefícios extras para mulheres diabéticas.
Além do controle dos sintomas da menopausa e aumento da proteção do organismo contra diversos tipos de câncer, essa reposição oferece benefícios como:
Aumento da sensibilidade à insulina
A diabetes é causada, principalmente, pela falta de sensibilidade que o corpo tem à insulina, não conseguindo realizar a sua absorção de maneira adequada.
Alguns estudos da Universidade de Delaware, por sua vez, sugerem que as isoflavonas encontradas na soja fazem com que o corpo fique mais sensível à insulina, o que ajuda a controlar o organismo de maneira natural.
Diminui os níveis de colesterol
Adicionalmente, as isoflavonas também ajudam o organismo a diminuir os níveis de colesterol ruim, o que favorece a desobstrução de veias e artérias.
Se normalmente essa questão já é importante, no caso de pessoas que estão na menopausa é ainda mais relevante. Como o risco de doenças cardiovasculares aumenta no período, o tratamento natural desse tipo ajuda a proteger a saúde.
Caso seja acompanhado por um médico, o tratamento de reposição hormonal natural pode ser feito por pessoas com diabetes. Nesse sentido, o tratamento à base de soja é especialmente recomendado devido à presença das isoflavonas.
Tem alguma outra dúvida ou questão sobre reposição hormonal natural para quem tem diabetes? Caso tenha, deixe o seu comentário com sua dúvida ou sua experiência. Não deixe de participar, nos espaços abaixo, para que possamos te ajudar. Quer ler mais conteúdo? Aproveite e acesse o nosso blog, lá você encontrará dicas de bem-estar, informações sobre a menopausa e dicas sobre a saúde da mulher.