Reposição hormonal natural: como fazer?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

reposição hormonal natural

Mulheres que chegam na menopausa tendem a enfrentar muitos problemas com os sintomas relacionados com essa fase da vida. Esses desconfortos, como as ondas de calor, dores de cabeça constantes, ganho de peso e perda do ânimo, podem ser contornados com a ajuda de um tratamento de reposição hormonal.

Para quem quer evitar tratamentos sintéticos, feitos com compostos químicos que substituem os hormônios naturais, a reposição hormonal natural surge como a solução esperada para essas pacientes. Mas como fazer esse tratamento? Separamos algumas dicas abaixo:

Consultar um médico para identificar os sintomas

Não se inicia nenhum tipo de tratamento  — nem mesmo uma reposição hormonal natural — sem a orientação de um médico, para identificar o quadro clínico e os possíveis sintomas. No caso da menopausa a orientação é a mesma e, por esse motivo, só é indicado o tratamento de reposição hormonal natural após seu médico diagnosticar que realmente você está passando por uma queda na produção dos hormônios femininos.

Descrever o que está prejudicando a qualidade de vida

Durante a consulta, além de diagnosticar o quadro de menopausa, a paciente deve se atentar para relatar ao médico quais são os sintomas que estão realmente prejudicando a sua qualidade de vida. Como e quando eles se manifestam, além de como eles afetam a sua rotina de vida.

Para sintomas que são muito discretos e pouco percebidos, na grande maioria das vezes é recomendado inclusive evitar iniciar o tratamento de reposição, visto que seu organismo se adaptou naturalmente ao novo quadro hormonal. Exatamente por isso, para iniciar a reposição hormonal natural, seu médico precisa compreender como esse tratamento vai entrar na sua rotina de vida.reposição hormonal natural

Fazer exames clínicos a pedido do médico

Após a sua consulta, mesmo com a identificação de alguns sintomas da menopausa após a anamnese, muito provavelmente seu médico vai orientá-la a fazer alguns exames clínicos que podem auxiliar no fechamento do diagnóstico.

Passe por essa rotina de exames e, com todos os resultados em mãos, marque um retorno com seu médico para definirem como podem iniciar o tratamento para devolver-lhe a qualidade de vida que merece.

Definir a dosagem correta da reposição hormonal natural

Seu médico, com a ajuda das informações obtidas na anamnese e com os resultados dos exames realizados por você, vai poder definir como e quando vai iniciar a reposição hormonal natural. Vale ressaltar que todo tratamento deve ser calculado e prescrito de maneira individualizada, para poder permitir à paciente os melhores resultados na sua saúde.

Por isso, evite tomar medicamentos por conta própria e, principalmente, seguir orientações de amigas, colegas, irmãs e quaisquer outras pessoas que fazem um tratamento similar ao seu.

Buscar o medicamento que seu médico orientar

Existem diferentes tipos de medicamentos que podem auxiliá-la a fazer o tratamento de reposição hormonal natural. Siga a orientação do seu médico ao escolher o mais adequado para o seu quadro clínico ou, caso ele deixe a opção aberta para sua escolha, apresente a ele as alternativas que você pretende procurar, para que possam avaliar juntos a melhor disponível.

Com a ajuda desse passo a passo, você poderá fazer a reposição hormonal natural da melhor maneira possível. Ainda tem dúvidas sobre esse assunto? Entre em contato com a gente no espaço reservado abaixo para comentários.

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×