Quem tem pressão alta pode fazer um tratamento de reposição hormonal natural?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

reposição hormonal natural

O uso da terapia de reposição hormonal sintética é um assunto bastante delicado nos consultórios médicos que atendem pacientes que estão chegando à menopausa. Vários sintomas que são secundários a essa suplementação – que é essencial para muitas pacientes – chamam a atenção dos especialistas e demandam maior cautela na hora de prescrever e sugerir o uso dessa terapia como alternativa para aumentar a qualidade de vida na menopausa.

Um dos sintomas que tem sido relacionado à terapia de reposição hormonal sintética é a elevação da pressão arterial na paciente que opta por iniciar esse tratamento. Mas essa situação é verdade? E ela se repete quando a paciente opta por um tratamento de reposição hormonal natural? Abordaremos esse assunto no artigo abaixo.

Afinal, a reposição hormonal natural aumenta a pressão arterial?

Estudos científicos já comprovaram que existe sim uma intensa relação entre a terapia de reposição hormonal e uma possível elevação na pressão arterial, especialmente se a paciente está usando essa alternativa por períodos de tempo prolongados. Essa afirmativa se aplica para quaisquer tipos de reposição hormonal, tanto a realizada somente com estrogênios, somente com progesterona ou com uma combinação de ambos.

A mesma situação, entretanto, não foi observada em tratamentos de reposição hormonal natural e especialistas acreditam que isso se deve ao não uso dos hormônios sintéticos na técnica.

reposição hormonal natural

Qual a relação entre o uso de hormônios e aumento de pressão?

Existe uma relação entre o efeito dos hormônios na nossa circulação sanguínea e a elevação da pressão arterial. Esse efeito é observado tanto em homens quanto em mulheres, devido ao perfil do hormônio suplementado, que pode ter uma ação vasoconstritora se utilizado em doses consideradas elevadas para o organismo.

O risco, portanto, dessa situação ser observada em mulheres que passam por um tratamento de reposição sintética é relativamente maior, e deve ser levado em consideração na hora de se tomar a decisão de usar essa alternativa para controlar os sintomas da menopausa.

É possível fazer uso dessa medicação de maneira controlada, entretanto, é preciso que o especialista responsável pela saúde da mulher esteja atento aos possíveis sintomas dessa escolha no sistema cardiovascular de sua paciente. Ela pode também sempre optar pela reposição hormonal natural.

É possível que a elevação da pressão também seja um quadro típico da menopausa?

Existe também a possibilidade de a paciente já apresentar um quadro de elevação de pressão arterial antes de iniciar a terapia hormonal, que se apresenta como uma consequência natural da menopausa em algumas mulheres.

Nessa situação, nem sempre os hormônios suplementados são a causa da elevação da pressão, mas se prescritos e utilizados de maneira irregular, podem resultar em agravo do quadro. Por esse motivo é que muitas pacientes ainda optam por uma alternativa mais segura, como a reposição hormonal natural.

Devo ou não devo fazer um tratamento de reposição hormonal se tenho histórico de pressão alta?

A decisão de fazer um tratamento de reposição hormonal natural ou sintético deve ser sempre tomada em conjunto com seu médico. Somente esse profissional pode lhe ajudar a compreender os benefícios de cada tipo de tratamento e como seu organismo responderá positivamente a cada um deles.
Você já observou quadros de pressão alta após iniciar um tratamento de reposição hormonal na menopausa? E nos tratamentos naturais, observou sintomas parecidos? Conte para a gente!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×