Quem tem doença celíaca pode fazer um tratamento de reposição hormonal?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Herborisa Quem tem doença celíaca pode fazer um tratamento de reposição hormonal

A reposição hormonal é uma alternativa comum para as mulheres que estão entrando na menopausa. No entanto, para aquelas que também apresentam quadros de doença celíaca, surge uma dúvida quanto à possibilidade de elas poderem ou não realizar um tratamento de reposição hormonal.

Pacientes com doença celíaca podem ver seus sintomas de menopausa agravados, graças à má absorção de nutrientes dos alimentos. Sabendo disso, qual é a melhor maneira de aliviar estes sintomas? Elas podem fazer tratamento para repor hormônios? Confira aqui a resposta!

O tratamento de reposição hormonal para quem sofre com a doença celíaca

A doença celíaca pode ser um empecilho na hora da mulher fazer um tratamento de reposição hormonal tradicional. A ingestão de glúten vem sendo diretamente ligada a diversas doenças, inclusive as da tireoide.

A sensibilidade ao glúten causa a má absorção de nutrientes dos alimentos ingeridos por aqueles que sofrem com a condição. Dessa maneira, eventualmente, o indivíduo terá uma deficiência de nutrientes e sintomas intestinais indesejados.

Vale lembrar que existem vários níveis de intolerância ao glúten e, muitas vezes, uma pessoa que sofre com isso nem sabe que tem a doença. No caso específico da menopausa, com a diminuição da produção de progesterona e do estrogênio no corpo feminino, o consumo em excesso de glúten por pessoas sensíveis a ele pode causar um aumento exponencial nos sintomas da mulher que, por consequência, sentirá um grande desconforto.

A maioria dos médicos pede exames relacionados à ingestão de glúten quando mulheres se queixam da menopausa, uma vez que para fazer o tratamento de reposição hormonal nessas pacientes é preciso levar em conta alguns aspectos de sua saúde física. A maioria dos médicos concorda que métodos naturais para repor seus hormônios são mais seguros e saudáveis neste caso.

tratamento de reposição hormonal

Os benefícios do tratamento natural

duas formas de fazer o tratamento de reposição hormonal em uma mulher: a sintética e a natural. Na sintética, a mulher ingere uma quantidade específica de hormônios produzida em laboratório que visa regular a produção de seu organismo. Já na natural é feita tendo como base ingredientes naturais e seus benefícios para o corpo humano.

Medicamentos à base de soja, principalmente, são muito usados quando o assunto é reposição hormonal natural. Por serem ricos em fito-hormônios, esse tipo de medicação oferece uma série de benefícios para a mulher, que vai muito além do alívio de sintomas da menopausa. Regulação da perda óssea e controle do colesterol, além de prevenção à doença de Alzheimer e câncer de colo de útero estão nessa lista.

Para mulheres que sofrem com doença celíaca, essa é uma ótima alternativa. Esse método não oferece efeitos colaterais à paciente que poderia agravar seu quadro celíaco. Com eficácia comprovada, esse tipo de tratamento vem ultrapassando o sintético nos últimos anos. O consumo de fito-hormônios como a isoflavona presente na soja vem se mostrando cada vez mais uma opção mais saudável de combater os sintomas da menopausa.

Como podemos perceber, apesar de bastante difundida, o tratamento de reposição hormonal requer alguns cuidados quando a mulher é celíaca! Formas naturais são mais indicadas do que ingestão de produtos sintéticos. E você, já conversou com seu médico sobre o assunto? Deixe um comentário com sua opinião ou dúvidas sobre o assunto!

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×