Quais os 4 benefícios da soja no organismo da mulher?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

benefícios da soja

A soja é um dos alimentos mais antigos do mundo, cultivada em vários cantos do planeta, com destaque especial para os países asiáticos e, é claro, o Brasil. Além de ser usada para várias finalidades médicas, rurais e industriais, a soja é considerada um dos alimentos mais completos e ricos nutricionalmente de todo o mundo.

Para as mulheres, o consumo dessa leguminosa é um cuidado importante e relevante que elas podem ter com a saúde. Ainda não tem o hábito de consumi-la? Confira neste artigo os benefícios da soja e o que ela pode fazer por você!

1. Alimento rico em fibras alimentares

A soja é um alimento de origem vegetal e, por isso, pode ser considerada uma fonte muito rica em fibras alimentares. As fibras alimentares são nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso sistema gastrointestinal, como também indispensáveis para o controle dos níveis de colesterol e glicose no sangue.

Esse é um dos benefícios da soja mais importantes para a saúde da mulher, aumentando sua qualidade de vida.

2. Boa fonte de nutrientes como o ferro e o cálcio

Outros benefícios da soja que são muito importantes para a saúde da mulher são as suas concentrações de nutrientes relevantes para a saúde feminina. Essa leguminosa é rica em nutrientes como o ferro e o cálcio, que estão em baixa na vida da mulher que está próxima da idade da menopausa.

A ingestão regular desse alimento pode ajudar a melhorar os níveis desses nutrientes no sangue, garantindo a saúde dos ossos e musculatura, além de disposição e qualidade de vida para as mulheres.

benefícios da soja

3. Opção interessante para aumentar a ingestão de proteína

Mulheres, naturalmente, têm mais dificuldade para formar e manter estável o volume de musculatura corporal, especialmente quando chegam na menopausa. Por isso, garantir o volume de ingestão de proteína para manter saudável o organismo é essencial.

Um dos benefícios da soja é o seu volume proteico. Ela é tão rica nesse nutriente que, por muitas vezes, pode ser usada inclusive para produzir substitutos da carne tão saborosos e nutritivos quanto. Por isso, para a mulher, a soja é uma alternativa importantíssima para garantir sua qualidade de vida.

4. Controlar a menopausa é um dos benefícios da soja

Talvez um dos benefícios da soja que são mais importantes para a saúde da mulher é a sua capacidade de controlar os sintomas da menopausa.

A menopausa é uma fase da vida da mulher em que existe uma queda significativa na produção dos hormônios femininos e que, por isso, levam a paciente a desenvolver vários sintomas desagradáveis que são consequência dessa queda.

Como a soja é um alimento rico em um composto natural que atua como substituto dos hormônios femininos — a isoflavona — a sua ingestão pode auxiliar, e muito, a qualidade de vida da mulher nessa fase. Mulheres que têm a soja na sua dieta podem sofrer menos com os sintomas dessa fase e viver melhor.

A soja é um alimento riquíssimo e completo, indispensável no cardápio da mulher em qualquer fase da vida. Você já tem o hábito de consumi-la? Como é a sua preparação favorita dessa versátil leguminosa? Conte para a gente!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×