X

Isoflavonas do gérmen da soja: novas aliadas no controle da menopausa

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

A medicina está sempre buscando alternativas para auxiliar cada vez mais mulheres a recuperarem qualidade de vida quando chegam na menopausa. A menopausa, como você mesma sabe, é uma fase da vida feminina que pode resultar em muitas mudanças corporais, nem sempre tão delicadas e fáceis de enfrentar quanto todas as outras mudanças hormonais que vivemos em outras épocas.

Foi em uma dessas explorações e estudos sobre a menopausa e seus sintomas que a medicina descobriu o poder de um composto pouco explorado até então: as Isoflavonas do gérmen da soja. Que tal conhecer um pouco mais sobre essas novas aliadas no controle da menopausa?

O que são as Isoflavonas do gérmen da soja?

Isoflavonas do gérmen da soja, como você deve imaginar, são compostos nutricionais encontrados na leguminosa soja e seus derivados. Ela é uma molécula que também é classificada como um fitoestrogênio — nome dado a compostos naturais que se assemelham quimicamente ao hormônio feminino estrogênio.

As Isoflavonas do gérmen da soja foram, inicialmente, descobertas no Japão, cerca de 30 anos atrás — um país com altíssimo consumo de soja em todas as suas formas no seu dia a dia. O que chamou a atenção para explorar melhor as características da soja e sua influência na saúde da mulher foi, exatamente, a resposta das mulheres japonesas à menopausa. Por anos observava se que essas mulheres conviviam muito menos com os sintomas dessa fase da vida do que mulheres ocidentais. O que elas tinham de diferente? Uma dieta bastante baseada no consumo da soja e seus derivados.

Ao estudarem a soja descobriram a isoflavona e sua forma molecular, que se assemelhava muito com o hormônio feminino em baixa nessa fase da vida: o estrogênio.

Como elas auxiliam no controle da menopausa?

É muito simples compreender como as Isoflavonas do gérmen da soja têm um poder benéfico tão grande para mulheres que apresentam sintomas da menopausa. Como esses compostos têm uma semelhança de estrutura de molécula muito grande com a molécula do estrogênio, o organismo consegue reconhecê-la como um hormônio natural. Por isso, os sintomas da menopausa, que são uma consequência da falta desse hormônio, são facilmente controlados com a presença da isoflavona.

Vale lembrar que a isoflavona é capaz de auxiliar no controle dos sintomas da menopausa, mas nunca suspender essa fase hormonal da vida feminina, já que sua absorção pelo organismo, apesar de suficiente para controle dos sintomas, ainda é baixa para repor toda a falta de estrogênio.

Por isso, ao fazer o consumo das Isoflavonas do gérmen da soja a mulher vai poder observar benefícios corporais como melhora das dores de cabeça, redução dos quadros de onda de calor, melhora do humor, melhora da qualidade da pele e do cabelo, sono com maior qualidade, recuperação da libido sexual e a diminuição de muitos outros sintomas que atingem a saúde da mulher nessa etapa da vida.

Só encontro as Isoflavonas do gérmen da soja na soja?

Isoflavonas do gérmen da soja são compostos derivados da soja, naturalmente. Por isso, para garanti-las no seu dia a dia é preciso fazer da soja uma parte de sua rotina alimentar, como fazem muitas das mulheres orientais.

Para as mulheres ocidentais, o consumo regular da soja ainda pode ser um desafio, visto que não estamos habituados com seu sabor e preparações. Exatamente por isso é que compostos isolados de Isoflavonas do gérmen da soja oferecem esse fitoestrogênio na forma de medicamento, para facilitar a ingestão e o tratamento por parte das mulheres.

O que preciso para começar o uso desses compostos no meu tratamento?

O uso das Isoflavonas do gérmen da soja no tratamento da menopausa só pode ser realizado com supervisão médica. Apenas esse profissional é capaz de identificar se a paciente com sintomas pode responder clinicamente bem a esse tipo de tratamento natural.

Por isso, antes de procurar por medicamentos naturais à base desse composto, é importante marcar uma consulta com seu médico e conversar com ele sobre o tema.

Você conhecia as Isoflavonas do gérmen da soja? Conhecia seus benefícios para a saúde da mulher na menopausa? Conte para a gente!