5 sintomas do climatério que seu médico provavelmente não lhe contou

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

sintomas do climatério

O envelhecimento da mulher é uma etapa da vida relacionada a muitas alterações metabólicas e físicas no organismo feminino. Apesar de conhecermos a grande maioria dos sintomas do climatério divulgados continuamente por médicos e especialistas em saúde da mulher, existem algumas consequências dessa fase da vida que nem todo profissional relata para suas pacientes.

Listamos abaixo alguns dos sintomas do climatério que você pode manifestar mas que, não necessariamente, seu médico lhe contou na consulta sobre menopausa que você teve com ele. Confira e mantenha-se informada caso observe sintomas semelhantes!

1. Fraqueza muscular: intensa no climatério

Um dos sintomas do climatério mais comuns, mas pouco relatado por médicos que atendem pacientes na menopausa, é a fraqueza muscular, que se instala no organismo nessa fase da vida.

A queda na produção hormonal tem como uma de suas consequências a redução do tônus muscular, responsável por fortalecer e comandar o funcionamento das fibras musculares. Por esse motivo, durante o climatério, é natural que as mulheres manifestem sintomas relacionados à fraqueza muscular, em diferentes partes do corpo.

2. Incontinência urinária: consequência da fraqueza muscular

Uma das consequências mais significativas da queda do tônus muscular – e da consequente força das estruturas musculares – é, sem sombra de dúvidas, a incontinência urinária, condição que também integra a lista de sintomas do climatério que seu médico não lhe conta.

Como a musculatura da pelve é responsável por controlar o funcionamento do esfíncter da uretra, é natural que com a perda do fortalecimento local, as mulheres na menopausa tenham mais dificuldade de reter a urina, manifestando quadros desconfortáveis de incontinência urinária. Além do tratamento de reposição hormonal, a prática de exercícios de fortalecimento na região pode ajudar a evitar esse sintoma.

sintomas do climatério

3. Cistite: um dos sintomas do climatério menos conhecidos

As alterações hormonais do climatério também têm como uma de suas consequências o aumento dos quadros de cistite, condição que é relativamente comum em pacientes na menopausa, mas frequentemente não relatado nas consultas médicas.

A cistite nada mais é do que uma inflamação desenvolvida na região da bexiga, que pode causar dores e desconfortos locais, como cólicas. Ela é facilmente tratada com a ajuda de antibióticos e analgésicos, especialmente se diagnosticada cedo.

4. Baixa qualidade da pele: queda da hidratação natural

Você já reparou que mulheres que chegam à menopausa têm maior dificuldade de manter a pele hidratada e bonita? Essa situação também é uma consequência do climatério, visto que a queda de produção hormonal também resulta em menor capacidade de hidratação do tecido cutâneo.

Esse também é um sintoma relativamente comum dessa fase da vida e que pode ser tratado facilmente com uma terapia de reposição hormonal e aplicação de hidratantes tópicos nas regiões afetadas.

5. Queda indesejada de cabelo: efeito da dose hormonal

Assim como a pele, o cabelo também é outra parte do corpo da mulher que sofre com os sintomas do climatério. Como é formado por células do tecido cutâneo, assim como a pele, os fios de cabelo podem ficar mais ressecados e mais frágeis durante a menopausa, podendo até mesmo cair com maior intensidade nessa fase da vida.

Esse também é um dos sintomas que os médicos costumam esquecer de relatar às suas pacientes no consultório.

Os sintomas do climatério são vários e sua manifestação pode se alterar de acordo com cada paciente. Você já observou algum desses no seu dia a dia? Conte para a gente!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×