4 sintomas falsos da pré-menopausa

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

sintomas falsos da pré-menopausa

Ao chegar próximo aos 40 anos muitas mulheres começam a se preocupar com a menopausa e os sintomas de sua chegada. Essa fase na qual começam a ocorrer as mudanças hormonais, mas ainda há presença da fase fértil, chama-se pré-menopausa.

Essa fase intermediária também apresenta seus indícios e, por isso, deve-se atentar para seus primeiros sinais. Porém, há também a possibilidade de encontrar sintomas falsos da pré-menopausa. Confira quais são os 4 mais comuns:

1. Falta de menstruação: um dos sintomas falsos da pré-menopausa que podem confundir a mulher

Nem sempre a falta de menstruação é um sinal de que o climatério está chegando. Apesar de ser um sintoma relacionado com essa fase, nem sempre sua presença está relacionada com isso.

Há uma série de outros problemas que podem desencadear esse tipo de falha no ciclo menstrual, entre eles:

  • dispositivos hormonais (SIU e pílula);
  • transtornos alimentares;
  • baixa porcentagem de gordura corporal (abaixo de 10%);
  • alterações hormonais não relacionadas com menopausa;
  • estresse emocional;
  • síndrome dos ovários policísticos;
  • pólipos no colo do útero ou no endométrio;
  • tumores funcionais nos ovários;
  • câncer no colo do útero, endométrio ou ovários;
  • endometriose.

Por isso, em caso de falhas é importante buscar um médico para que, através dos exames específicos, possa descartar as causas anteriores e descobrir que não é um dos sintomas falsos da pré-menopausa.

2. Alterações do humor: nem sempre se trata das mudanças hormonais

Alterações súbitas do humor são também sintomas da pré-menopausa. Mas suas causas também podem ter outras razões.

Problemas da vida pessoal e profissional são alguns dos grandes causadores de problemas dessa ordem. Por exemplo estresse no trabalho, acúmulo de funções em casa, desordens financeiras, entre outros, são alguns dos principais causadores de alterações desse tipo.

sintomas falsos da pré-menopausa

Além disso, problemas de saúde como transtorno de ansiedade generalizada e depressão também podem causar essas mudanças súbitas, de forma que também é necessário descartar essas causas.

3. Ausência e queda de libido: a vida pessoal e profissional influenciam nisso também

A queda de libido é uma das características mais marcantes das mudanças hormonais antes do climatério. Isso porque afeta consideravelmente a vida pessoal e os relacionamentos da mulher, bem como a sua autoestima.

Porém, esse não é um sintoma exclusivo da pré-menopausa ou da menopausa em si. Muitas vezes há outras questões que interferem diretamente no desejo sexual da mulher.

Principalmente as preocupações do dia a dia costumam deixar a pessoa muito tensa e, com isso, não conseguem estar com a cabeça ali no momento do ato. E, com isso, o tesão diminui consideravelmente, mesmo que a mulher queira de fato a situação.

Por isso é importante refletir se a causa da sua indisposição não está relacionada com outras questões antes de acreditar que está relacionada com a pré-menopausa.

4. Aumento do peso: muitas vezes a culpada é a alimentação

O inchaço e aumento de peso também são característicos das mudanças hormonais, mas também podem ser um dos sintomas falsos da pré-menopausa.

Muitas vezes a variação brusca de peso pode estar atrelada a uma queda na velocidade do metabolismo, que ocorre a partir dos 30 anos e vai acentuando com o tempo, com sedentarismo e, principalmente, a má alimentação.

Por isso, antes de culpar a chegada do climatério, busque uma vida mais saudável e teste se isso será capaz de fazer as pazes entre seu corpo e a balança.

Você sabia que esses também podem ser sintomas falsos da pré-menopausa? Conte para nós suas impressões sobre o assunto nos comentários.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×