X

Os 6 piores alimentos para quem está em tratamento de reposição hormonal

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

A menopausa é uma época muito delicada para a saúde da mulher. Alterações no metabolismo corporal podem ser observadas com a queda de produção hormonal e, consequentemente, resultar em sintomas desconfortáveis para muitas mulheres que vivem essa experiência.

A melhor maneira de controlar os sintomas da menopausa é realizar o tratamento de reposição hormonal, entretanto, alguns cuidados podem ajudar a melhorar ainda mais o resultado dessa suplementação realizada no organismo. Confira abaixo uma lista dos alimentos que você deve evitar enquanto realiza esse tratamento para a menopausa!

Alimentos apimentados: pioram as ondas de calor

Um dos principais sintomas da menopausa – e que consegue ser controlado com a ajuda do tratamento de reposição hormonal – são as ondas de calor, que causam muito desconforto para as mulheres nessa fase da vida. A ingestão de alimentos apimentados, ou inclusive das próprias pimentas, podem agravar ainda mais esse sintoma, que é um dos mais temidos por mulheres que chegam na faixa etária da menopausa.

Alimentos gordurosos: maior risco cardíaco

O risco de desenvolver doenças cardíacas também é considerado relativamente maior em mulheres que chegaram à menopausa. Uma das maneiras de evitar esse problema é controlar o consumo de alimentos gordurosos, que podem aumentar o risco de depósito de moléculas de gordura nas artérias do organismo.

Para isso, é preciso controlar o consumo de carnes vermelhas e outros alimentos fontes de gordura saturada, além de evitar frituras e outros produtos com alto teor de gordura.

Alimentos açucarados: dificultam o controle de peso

Uma das consequências do avanço da idade e, é claro, da chegada da menopausa, é a queda considerável do metabolismo corporal, resultando em ganho de peso e maior dificuldade para emagrecer. O consumo de alimentos açucarados, mesmo durante o tratamento de reposição hormonal, pode agravar esse quadro de sobrepeso, afetando não somente a autoestima dessas mulheres, como também aumentando o risco de desenvolvimento de doenças crônicas relacionadas com essa condição.

Bebidas alcoólicas: podem causar desconfortos clínicos e psicológicos

O consumo de bebidas alcoólicas, apesar de ser priorizado como um gatilho para auxiliar a melhorar o humor oscilante das mulheres nessa fase da vida, é um dos alimentos que devem ser evitados durante a realização do tratamento de reposição hormonal. O álcool, além de interferir no controle da temperatura corporal, também pode causar desconfortos para a saúde da mulher, especialmente quando consumido em excesso.

Alimentos industrializados: ricos em sódio

O sódio é um dos responsáveis por aumentar o risco de inchaços no organismo, visto que ele ajuda a reter água nos espaços intracelulares. Essa tendência de retenção hídrica também é observada em mulheres que estão em tratamento de reposição hormonal, por isso, evitar o consumo de alimentos ricos nesse mineral – como os industrializados – pode ser uma boa ideia.

Prefira, sempre que possível, valorizar o consumo de refeições 100% naturais.

Alimentos ricos em cafeína: devem ser evitados durante o tratamento de reposição hormonal

Assim como os alimentos apimentados e o álcool, a cafeína também é responsável por agravar o mal-estar causado nas mulheres que estão na menopausa, visto que influenciam na nossa temperatura corporal. O café, chás pretos e até mesmo o chocolate podem aumentar o desconforto causado pelas ondas de calor.

Quais desses alimentos você, habitualmente, consome na sua dieta? Já percebeu como eles influenciam no seu tratamento de reposição hormonal? Responda nos comentários!