X

Mulheres: 5 formas de aumentar o metabolismo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Durante a menopausa há uma série de mudanças hormonais que mexem com a qualidade de vida da mulher. Por esses hormônios regularem diversas funções do corpo, é normal que nessa fase da vida muitas coisas se alterem. Uma delas – e normalmente a mais sentida pelas mulheres – são as alterações no metabolismo.

Se você está sentindo que ele está ficando lento, veja 5 formas de aumentar o metabolismo e melhore sua qualidade de vida.

Por que aumentar o metabolismo?

Um metabolismo lento pode causar uma série de incômodos para a vida da mulher. Isso porque, dessa forma, o seu corpo demora para metabolizar os alimentos ingeridos. Isso faz com que haja, em primeiro lugar, um acúmulo excessivo de energia, que se converte em gordura.

Além disso, há uma sensação desconfortável de inchaço, pois muitas vezes isso se converte em acúmulo de líquidos. Outro problema que também remete a inchaços é que com isso o intestino funciona mais lentamente, aumentando essa sensação.

Você se sente mais cansada, sem energia e indisposta também devido à queda do metabolismo.

Ou seja, é bom aumentar o metabolismo, não é mesmo? Então veja 5 formas de conseguir isso:

1.  Use alimentos termogênicos

Os alimentos termogênicos são utilizados como uma forma de aumentar o metabolismo pois ajudam a aumentar a adrenalina, bem como fornecem energia imediata para o organismo. São diversas as opções para você incluir em sua dieta, tais como: pimenta, gengibre, café, chocolate (e demais alimentos que contenham cafeína). Você também pode incluir chás, sendo um dos principais deles o chá verde.

2.  Beba mais água

Quando você bebe água, é preciso adequar a sua temperatura à temperatura do organismo. Para que isso ocorra, é necessário gastar mais energia. Isso faz com que seu corpo precise recorrer as reservas estocadas para fazer isso, acelerando o metabolismo, a fim de estabelecer equilíbrio térmico.

Além disso, é importantíssimo beber as quantidades recomendadas de água diárias, para evitar problemas posteriores nos rins e bexiga.

3.  Pratique atividades físicas

Os exercícios físicos são ótimos para aumentar o metabolismo. Isso porque como demandam uma maior energia do organismo, é necessário que ele comece a trabalhar mais rapidamente para garantir o seu funcionamento adequado.

Além disso, na menopausa são essenciais para que possa melhorar condicionamento físico, evitar aumento de peso, fortalecem os músculos (já que há uma tendência ao surgimento da osteoporose nessa fase da vida) e também ajudam a prevenir o surgimento da depressão, algo comum no climatério.

4.  Evite carboidratos de alto índice glicêmico

Os carboidratos de alto índice glicêmico geram um pico rápido de insulina, o que eleva momentaneamente e rapidamente o metabolismo. Porém, posteriormente, gera uma queda abrupta, o que faz com que ele desacelere e fique mais lento.

Prefira sempre os carboidratos de baixo valor glicêmico, que também são mais saudáveis e são melhores para evitar problemas como a diabetes, por exemplo. Inclui-se nesse rol a batata doce, inhame, alimentos integrais, etc.

5.  Durma bem

O sono é essencial para a regulação do metabolismo. Corpos cansados fazem com que o organismo entenda que precisa estocar energia para continuar funcionando e, por isso, desaceleram.

Quando você dorme bem, ele entende que as energias estão renovadas e atuam de forma mais funcional e consistente, auxiliando na aceleração dele.

Você sente que precisa aumentar o metabolismo? O que achou das dicas? Conte para nós suas impressões nos comentários!

Categorias: Dicas, Saúde da mulher