Como fazer a reposição hormonal com ajuda da soja

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Herborisa-Como-fazer-a-reposicao-hormonal-com-ajuda-da-soja

Você já deve ter ouvido algumas vezes que “soja é bom para isso” e “soja é bom para aquilo”. Sem dúvida que essa leguminosa tem inúmeros benefícios para o nosso corpo, sendo útil até mesmo na reposição hormonal e no combate aos sintomas da menopausa, sabia?

Nesse texto, vamos descobrir como a Soja pode ajudar a mudar a vida da mulher depois dos 50 anos! Vamos lá!

O segredo da soja é a isoflavona

A soja possui inúmeros benefícios para a nossa saúde. Ela ajuda a emagrecer, aumenta o metabolismo, melhora o funcionamento do rim, melhora o trabalho do fígado. E ainda ajuda a combater os sintomas da menopausa.

Como uma planta como ela consegue fazer tanta coisa? O segredo dessa eficiência toda são algumas substâncias presentes na soja, chamadas isoflavonas, as quais, atuam de maneira incrível no nosso corpo. Leia logo abaixo todos os benefícios da isoflavona durante a reposição hormonal no corpo de uma mulher.

Consequência da falta de hormônios

A isoflavona é um fito hormônio que atua como uma das melhores opções de tratamento natural contra os sintomas negativos da menopausa.

Antes de explicar como essa substância atua no combate contra os sintomas do climatério e da menopausa, vamos primeiro entender o que causa esses sintomas.

Durante a nossa vida fértil – da nossa primeira menstruação até a nossa última (quando inicia a menopausa) – nosso corpo produz uma série de hormônios essenciais para o bom funcionamento das nossas funções sexuais. Esses hormônios são controlados, normalmente, pelos ovários.

Quando os ovários param de ovular, eles param também de produzir esses hormônios – ou pelo menos diminuem drasticamente o ritmo de produção.

Por causa dessa queda de hormônios, surgem os sintomas estranhos da menopausa e do climatério.

reposição hormonal

Os ossos do nosso corpo começam a ficar mais frágeis e temos maiores chances de desenvolver osteoporose. Surgem dores de cabeça, enxaquecas e dores nas costas.

Aumenta também os riscos de termos doenças cardiovasculares e, claro, as ondas de calor conhecidas como fogachos, além de calafrios e transpiração excessiva, sem falar no ressecamento e perda de elasticidade da pele, diminuição da libido e da lubrificação vaginal. Tudo isso por causa de alguns hormônios a menos.

Como a isoflavona ajuda na reposição hormonal

A primeira solução que a Medicina pôde apresentar para nós mulheres foi a reposição hormonal sintética.

O problema desse tratamento é que os hormônios despejados no nosso corpo atuam em receptores em todas as áreas: no coração, cérebro e ossos, mas também nas mamas. Esses hormônios em excesso nas mamas aumentam o risco de desenvolvimento de tumores e do câncer de mama.

Já o tratamento natural, a base das isoflavonas, só age nos receptores dos ossos, coração e cérebro, não agindo nos receptores mamários, o que diminui os riscos de câncer de mama e ainda garante um bom combate contra os outros sintomas.

Por agir no coração, essas substâncias passam a lutar contra os fogachos, transpiração excessiva e calafrios, além de colaborar com a produção do bom colesterol (o HDL) e o combate ao mau colesterol. Os riscos de doenças cardiovasculares também são reduzidos.

Nos ossos, essas substâncias agem fortalecendo o nosso esqueleto e combatendo a perda de massa óssea no corpo, prevenindo a osteoporose.

Já no cérebro, as isoflavonas atuam ajudando a melhorar nossas funções cognitivas – como o raciocínio lógico, concentração e memória – além de combater doenças degenerativas.

Tudo isso é incrível, não é mesmo? É por isso que a reposição hormonal com soja é, atualmente, a alternativa de tratamento mais saudável no combate aos sintomas da menopausa. Você já experimentou o tratamento com soja? Deixe seu comentário abaixo.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×