Conheça 3 fitohormônios que auxiliam no tratamento da menopausa

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

fitohormônios que auxiliam no tratamento da menopausa

Os fitohormônios são substâncias totalmente naturais, encontradas em ervas e alimentos em geral, que atuam no funcionamento do organismo. Na maioria dos casos, são livres de contraindicações e de efeitos colaterais, oferecendo um uso seguro e eficiente para o aumento da qualidade de vida.

Para mulheres, vale a pena pensar nos fitohormônios que auxiliam no tratamento da menopausa. Basicamente, eles ajudam a repor, de maneira natural, os níveis de estrogênio do corpo, aliviando efeitos e auxiliando na proteção do organismo.

Por isso, veja quais são os 3 principais nesse sentido e entenda como eles agem.

1. As isoflavonas estão entre os principais fitohormônios que auxiliam no tratamento da menopausa

Quando se fala em aliviar os sintomas trazidos pelo encerramento do período fértil da mulher, por meio dos fitohormônios, as isoflavonas são as que mais se destacam. Elas são as substâncias mais conhecidas nesse sentido, além de terem uma atuação já identificada.

Estudos já comprovaram, por exemplo, que as isoflavonas encontradas no gérmen da soja conseguem atuar de modo a diminuir os efeitos do climatério, melhorando a qualidade de vida durante esse momento.

Nesse grupo, aparecem três substâncias: a daidzeína, a gliciteína e a genisteína, que é a mais importante.

Utilizar um tratamento natural à base de soja, portanto, é uma forma de conseguir ter acesso a isoflavonas manipuladas e isoladas, garantindo a substituição do estrogênio e a reposição hormonal.

2. As lignanas também possuem atuação importante

Outra possibilidade é o grupo das lignanas. Essas substâncias podem ser obtidas, principalmente, na linhaça, que é um grão muito relevante para a saúde.fitohormônios que auxiliam no tratamento da menopausa

Basicamente, elas surgem no intestino, por causa da atuação do metabolismo corporal sobre esse grão. Com isso, estão entre os fitohormônios que auxiliam no tratamento da menopausa porque atuam nos receptores de estrogênio.

Além disso, estudos apontam que essa substância pode ajudar a diminuir o risco de câncer de mama, o que também acontece com as isoflavonas.

Dessa maneira, acrescentar a linhaça à alimentação não é apenas uma forma de melhorar a qualidade de vida, mas, ainda, de proteger a saúde.

3. Os cumestanos completam a lista dos principais fitohormônios

Os cumestanos fazem parte das classes das substâncias naturais que ajudam a tratar a menopausa, favorecendo a saúde feminina em diversos aspectos.

Ele é principalmente encontrado em brotos de feijão e de alfafa e na couve, garantindo uma alimentação saudável alinhada ao controle de alguns dos sintomas da menopausa.

Mesmo assim, ainda faltam evidências amplas de como acontece o seu metabolismo ou como ele funciona, de fato, dentro do organismo. Os níveis de concentração dessa substância também dependem da variedade do alimento e de outras questões, como bactérias intestinais.

O que se sabe, entretanto, é que ele possui uma atuação fitoquímica, ajudando a regular os níveis baixos de estrogênio, que são característicos desse período. Ao mesmo tempo, o ideal é que ele esteja associado a outras substâncias, destacadamente as isoflavonas. Dessa forma, é possível maximizar os efeitos positivos, contribuindo para a saúde.

Esses 3 fitohormônios que auxiliam no tratamento da menopausa são alternativas saudáveis e seguras para encarar essa fase da vida. Porém, não deixe de conversar com o seu médico para que ele possa indicar qual é, de fato, a melhor escolha.

Ficou com alguma dúvida ou quer acrescentar algo sobre os fitohormônios que auxiliam no tratamento da menopausa? Não deixe de comentar e de participar!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×