X

5 alimentos que você deve evitar na menopausa

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

A menopausa é uma fase da vida da mulher que é marcada por muitas mudanças corporais e metabólicas. Para muitas pacientes, é uma etapa de desafios e redescoberta de seu próprio corpo, que precisa se reajustar às mudanças promovidas pela queda da produção hormonal.

Tratamentos de reposição hormonal podem ajudar a reduzir — e muito — os sintomas indesejados da menopausa, entretanto, outros cuidados com a qualidade de vida também podem garantir a rápida recuperação do organismo nessa etapa. É aí que entra o cuidado com a alimentação.

Para ajudá-la a se alimentar melhor durante a menopausa, preparamos uma lista de alimentos que você deve evitar durante essa fase, para viver com mais qualidade. Confira!

1. Alimentos gordurosos: interferem na qualidade do corpo na menopausa

Os alimentos ricos em gordura são grandes inimigos das mulheres na menopausa, afinal aumentam o consumo de um nutriente que elas têm grande dificuldade de lidar nessa fase da vida.

Com a queda do metabolismo corporal, a mulher na menopausa naturalmente tem maior dificuldade de controlar o peso, visto que ela queima calorias com mais dificuldade. Por isso, a ingestão de alimentos muito gordurosos pode resultar em um aumento da massa corporal indesejada.

2. Refrigerantes: ricos em açúcar

Assim como os alimentos gordurosos podem influenciar no aumento do ganho de peso na menopausa, os produtos ricos em açúcar — e até mesmo o açúcar de adição — são também responsáveis por dificultar o controle de calorias armazenadas pelo corpo. Por isso, alimentos com alto teor de açúcar também entram na lista de evitáveis durante a menopausa.

3. Bebidas alcoólicas: podem afetar a temperatura corporal

Um dos principais sintomas relatados por mulheres que chegam à menopausa é o do fogacho — que é a sensação de aumento da temperatura corporal em determinadas partes do dia.

Um alimento que influencia no aumento da temperatura corporal após sua ingestão é a bebida alcóolica. O álcool tem como uma de suas consequências a elevação da temperatura, podendo agravar os sintomas de fogacho nessas pacientes. Por isso, por mais que esteja relacionado com maior sensação de relaxamento e bem estar, a ingestão de álcool nessas pacientes pode causar exatamente o contrário.

4. Bebidas e alimentos com cafeína: agitação e problemas com fogacho

Da mesma maneira que o álcool pode ser responsável por um maior quadro de elevação da temperatura corporal e desconforto, alimentos e bebidas ricos em cafeína — como o café, alguns tipos de chá e até mesmo o chocolate — podem causar os mesmos sintomas no organismo da mulher na menopausa.

Por isso, esses alimentos devem ter sua ingestão reduzida ou, até mesmo, evitada por essas pacientes, para evitar quadros indesejados, não apenas de fogacho, mas também de agitação, ansiedade e nervosismo — visto que a cafeína é um composto estimulante.

5. Alimentos ricos em sódio: maior retenção de líquidos

A retenção hídrica é um sintoma natural observado por mulheres em processo de envelhecimento e, por isso, é comum que esse quadro se agrave durante o quadro de redução de produção hormonal.

Para evitar agravar os quadros de retenção hídrica, um cuidado na alimentação é essencial: diminuir o volume de alimentos ricos em sódio na dieta e, principalmente, evitar o uso de sal de adição nos pratos. Como o sódio é responsável por aumentar a retenção de água no organismo, nada mais natural do que ser apontado como um dos responsáveis pelo agravo desse quadro na menopausa.

A alimentação equilibrada é uma das melhores amigas da menopausa. O que você tem feito para mudar a sua? Já excluiu esses produtos da sua dieta diária?