X

Mulheres na pré-menopausa podem engravidar?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

A menopausa geralmente chega para as mulheres que estão entre os 45 e 55 anos de idade e tem como maior característica a interrupção por completo do ciclo menstrual.

Porém, antes dessa fase existe o climatério, também conhecido como pré-menopausa. Ele, por sua vez, acompanha as primeiras irregularidades da menstruação, além de alguns sintomas do período seguinte.

Sabendo que todas essas mudanças interferem de forma drástica na produção de hormônios, fica o questionamento: mulheres na pré-menopausa podem engravidar? Aqui estão algumas respostas para essa pergunta.

Quais são as chances de gravidez?

A partir dos 40 anos, as mulheres já começam a apresentar alguns sintomas da menopausa, como a menstruação em intervalos mais curtos ou mais longos. Porém, somente alguns anos depois é que se dará a entrada efetiva nessa fase.

Enquanto isso, as mulheres na pré-menopausa podem engravidar. A produção de hormônios está mais baixa, porém a chance de ovular ainda existe, e a concepção pode acontecer durante a relação sexual.

Além disso, para realizar o grande sonho de se tornar mãe, algumas mulheres optam por fazer tratamentos que estimulam a recuperação da fertilidade. Mesmo tão próximo de entrarem na menopausa.

Já que mulheres na pré-menopausa podem engravidar, quais são os riscos?

Por volta dos 35 anos, a saúde da mulher pede cuidados ainda mais específicos. Portanto, na pré-menopausa, a gravidez será considerada de risco. O acompanhamento médico deverá ser feito minuciosamente para garantir a saúde da mãe e do bebê.

Uma vez que as mulheres na pré-menopausa podem engravidar, é preciso ficar de olho em outros sintomas, já que a irregularidade no ciclo menstrual não determina apenas o estado de gravidez.

Ao sinal de sensibilidade nos seios, enjoos e dores na região pélvica, um médico deverá ser procurado o quanto antes. Nessa fase, a mulher também estará sujeita a síndromes genéticas, diabetes gestacional, hipertensão, aborto e trabalho de parto prematuro. A situação se mostra bastante delicada.

Quais cuidados podem ser tomados?

Mulheres na pré-menopausa podem engravidar e também podem tomar cuidados especiais para que a gravidez seja mais tranquila e segura. Tais cuidados vão muito além das consultas e do acompanhamento de um médico especialista.

Por exemplo: se for uma gestação planejada, o primeiro passo será fazer um check-up geral e ouvir as orientações médicas após os exames ginecológicos, para ter certeza de que o corpo está preparado para essa experiência.

Os cuidados com a alimentação também serão imprescindíveis, já que o desenvolvimento do bebê necessita de mais consumo de ácido fólico e das vitaminas, a fim de se manter saudável. O médico dará as orientações corretas para que a alimentação seja completa.

Uma vida pautada na prática de exercícios físicos regulares também proporciona as condições ideais para a mulher na pré-menopausa. Pode-se manter uma boa rotina com atividades mais leves e apropriadas para a gravidez.

Se você engravidou na pré-menopausa ou conhece alguém que enfrentou a gravidez de modo saudável, deixe seu relato nos comentários abaixo! Dessa forma, outras mulheres podem se identificar e procurar orientação médica caso se encontrem na mesma situação.