X

Bebidas alcoólicas e sintomas da menopausa: Uma mistura que demanda cautela

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

 

Toda mulher que chega próximo à fase da vida relacionada com o climatério e o fim do ciclo menstrual, sabe que é preciso ter muita atenção com os sintomas da menopausa que podem surgir nesse período. Dentre os cuidados como procurar auxílio médico e, até mesmo, fazer uma reposição hormonal natural ou sintética, é preciso também repensar alguns hábitos de vida para evitar que os sintomas da menopausa se tornem um verdadeiro transtorno para a mulher – e controlar o consumo de bebida alcoólicas é uma dessas mudanças essenciais.

Neste artigo discutiremos a relação entre as bebidas alcoólicas e os sintomas da menopausa e explicaremos por que você deve ter cautela nessa mistura. Confira!

O álcool é responsável por várias alterações no metabolismo

Não é segredo para nenhum profissional do ramo da saúde – e até mesmo para boa parte dos leigos nesse assunto – que o consumo de álcool, mesmo que de maneira moderada, pode provocar alterações significativas no nosso metabolismo corporal.

Além de influenciar na aceleração do processo de desidratação celular, o álcool também pode influenciar na nossa disposição para o dia a dia e até mesmo no nosso processo de perda de peso – visto que ele também gera calorias. Por esse motivo, consumir álcool deve sempre ser uma atitude acompanhada do conhecimento do que esse tipo de composto pode exercer na nossa saúde.

Elevação da temperatura da corporal é um dos sintomas da menopausa que são exacerbados

Um dos sintomas da menopausa mais conhecidos é a elevação da temperatura corporal – os famosos fogachos – que deixam desconfortáveis a grande maioria das mulheres que chega nessa fase da vida.

O consumo de álcool, em qualquer dosagem, também tem como consequência a elevação da temperatura corporal, devido a alterações no metabolismo motivadas por esse composto. Por esse motivo, mulheres na menopausa são consideradas ainda mais sensíveis a esse sintoma do consumo de álcool e devem, portanto, ter cautela na hora de consumir suas bebidas favoritas.

Atenção com as alterações de humor

As alterações de humor também são sintomas bastante conhecidos da menopausa – e também um dos mais temidos por boa parte das pacientes. As mudanças hormonais influenciam diretamente o humor da mulher, situação que pode ser agravada com o consumo de álcool em doses mais altas, visto que esse composto também é responsável por nos deixar mais sensíveis emocionalmente.

O ganho de peso pode ser uma consequência indesejada

Como afirmamos na introdução deste artigo, o álcool é uma bebida que contém calorias em sua composição, assim como um outro alimento qualquer. Por esse motivo, seu consumo em excesso pode resultar em ganho de peso indesejado por qualquer pessoa.

Como na menopausa o metabolismo da mulher diminui significativamente, é natural que o consumo excessivo de álcool tenha como consequência a elevação do peso corporal, prejudicando a sensação de bem-estar e a autoestima das mulheres.

Maior sensação de mal estar e indisposição

O consumo de álcool pode estar relacionado com maiores sensações de mal-estar e indisposição ao longo do dia – a famosa ressaca, devido à interrupção da ingestão desse composto. O mal-estar pode ser agravado em mulheres que estão vivenciando a menopausa, fase da vida em que sintomas corporais desagradáveis são percebidos por essas pacientes.

A mistura de bebidas alcoólicas e sintomas da menopausa demanda cautela, mas pode ser feita com muita tranquilidade se você souber dosar a quantidade e respeitar seus limites corporais. Na dúvida, procure sempre a orientação médica e suspensa o consumo de bebidas quando perceber que algo pode não estar lhe fazendo bem.

Você já percebeu sintomas da menopausa agravados pelo consumo de álcool? Conte para a gente!