X

5 alimentos que você deve eliminar na menopausa

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Entrar na menopausa é começar uma nova fase da sua vida. Novos planos, experiências, metas, expectativas, uma mudança que tem seus pontos bem positivos. Mas também traz algumas mudanças que podem ser incômodas, como os seus sintomas.

Mudanças no estilo de vida podem auxiliar a você a atenuar esses problemas, bem como a ter mais saúde a curto e a longo prazo. E uma das mais significativas e que pode ajudar bastante nisso é a alimentação.

Veja 5 alimentos que você deve eliminar na menopausa para se manter bem e saudável.

1. Bebidas com cafeína

Bebidas com cafeína, quando ingeridas em excesso na menopausa, podem ajudar a potencializar a insônia, um dos sintomas mais angustiantes dessa fase. Elas estimulam o sistema nervoso, fazendo com que haja uma redução do sono, bem como podem ajudar na redução da qualidade das horas dormidas.

Além disso, percebe-se que o excesso de cafeína no organismo pode potencializar a irritabilidade, essa que já é uma característica desse momento (alterações súbitas de humor).

Por fim, a cafeína dificulta a absorção de cálcio pelo organismo, sendo esse um nutriente essencial nessa fase da vida da mulher.

2. Alimentos industrializados e embutidos

Alimentos industrializados e embutidos são altamente prejudiciais à saúde em qualquer fase da vida. Isso porque o excesso de componentes químicos envolvidos em seu preparo pode prejudicar o organismo através de processos inflamatórios, bem como potencializar até mesmo os riscos de desenvolvimento de câncer.

Além disso, normalmente possuem alto teor de sódio em sua composição, o que ajuda a potencializar a retenção líquida e inchaços, algo que normalmente incomoda a maioria das mulheres na menopausa.

3. Doces

Alimentos ricos em açúcar podem ajudar a potencializar diversos dos sintomas da menopausa. Isso porque, em primeiro lugar, ele contribui para o inchaço e aumento de gordura abdominal, que tende a causar desconforto e reduz a autoestima.

Além disso, após na menopausa aumenta-se o risco de desenvolvimento de diabetes. Caso você tenha um consumo descontrolado de doces, pode potencializar as chances do surgimento dessa doença precocemente.

O excesso de doces também pode contribuir para insônia e para as dores de cabeça, que costumam ser uma reclamação recorrente de quem entra no climatério.

4. Alimentos ricos em gorduras saturadas

Alimentos ricos em gorduras saturadas, principalmente as frituras, também ajudam a aumentar o peso e colaboram com o aumento do risco de doenças cardiovasculares.

Após a menopausa também potencializam-se as chances desses problemas aparecerem, por isso é importante manter não só uma dieta com gordura saturada reduzida, mas também manter as atividades físicas em dia.

5. Alimentos fermentados

Alimentos fermentados contribuem para a sensação de inchaço abdominal, bem como contribuem para possíveis enjoos, sensação de mal estar e, principalmente, dores de cabeça.

Como esses últimos, a sensação de inchaço também é um dos sintomas da menopausa, sendo que o consumo desses alimentos pode potencializar essas sensações ruins e piorar sua qualidade de vida.

O que deve ser incluído na dieta após a menopausa?

Mas então, o que deve ser incluído na dieta de quem está entrando na menopausa? Segue algumas dicas do que pode ajudar a amenizar os sintomas do climatério e deixá-la mais saudável:

Continue acompanhando nosso blog para ver mais dicas de como ter uma vida melhor e seja feliz após a chegada da menopausa!